II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência acontecerá em Salvador-Ba, em 2020.

No dia 02 de setembro, aconteceu a reunião para tratativas acerca do II Congresso de Humanismo Solidário na Ciência (HSC), na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Salvador-BA. A reunião se ocupou da estruturação da proposta geral do congresso, alocação das propostas pedagógicas (conferência principal, sessão de pôsteres, sessões plenárias e mesas temáticas e atividades culturais), definição da equipe nacional e local de trabalho e reconhecimento do espaço físico para as instalações.

Estiveram presentes o Prof Everthon Oliveira (CEFET-MG) e Prof Deivid Lorenzo (UCSal), presidente e vice da Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos, respectivamente, Prof Silvana Sá, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UCSal, Prof Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB, Dra. Taciane Barros, diretora do Instituto Feminino da Bahia, e Profa Sumaia Midlej, Profa do Programa de Pós-graduação em Família (UCSal), ambas Coord. da Past. Universitária na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

 

II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência

O Congresso Brasileiro de HSC é uma iniciativa bienal da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos, do Setor Universidades da CNBB e do Grupo de Partilha de Profissionais (GPP/MUR). O Congresso consiste na reunião de profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Para D. João Justino, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação e membro da SBCC, “a realização do Congresso de HSC é uma contribuição dos pesquisadores, acadêmicos e professores, cientistas e escritores de inspiração cristã para a edificação de um mundo mais humano e solidário. Um mundo assim se constrói com cientistas ancorados no valor da pessoa humana, de sua dignidade e na concepção da ecologia integral”.

A primeira edição do Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência reuniu 100 trabalhos submetidos das 9 grandes áreas da CAPES, de 270 autores e co-autores, de 70 Instituições de Ensino Superior e 14 estados brasileiros. Segundo o Prof Everthon Oliveira, “a SBCC tentará oferecer mais capilaridade à proposta do II Congresso de HSC, cujo primeiro esforço é a realização do evento numa nova territorialidade. O último congresso aconteceu na região sudeste. Com a realização do próximo evento na região Nordeste, desejamos estimular e reunir os pesquisadores da região”. A segunda edição do Congresso de HSC acontecerá de 07 à 08 de outubro de 2020, na Universidade Católica do Salvador, em Salvador -Ba.

Universidade Católica do Salvador

A Universidade Católica do Salvador (UCSal) que certificará o congresso está sediada em Salvador-Ba. A IES possui um histórico de colaboração com o Setor Universidades. Entre 2015.2 e 2019.1, o Setor Universidades realizou 16 extensões acadêmicas (Congressos, Seminários e Cursos), em âmbito nacional, certificadas pela UCSal. Para a Profa Silvana Sá, pró-reitora da UCSal e membro do Movimento Comunhão e Libertação, “A UCSal agradece a possibilidade de sediar o II Congresso de Humanismo Solidário, e entende que será uma oportunidade para os professores e pesquisadores católicos refletirem sobre o seu papel, bem como, o fato que o testemunho da fé não representa uma contradição ao conhecimento científico, mas, sim, uma abertura para entender a realidade de forma integral”.

A IES que acolherá o II Congresso de HSC oferece cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e latu senso. Atualmente, a universidade oferece 32 cursos de graduação, 37 especializações latu sensu e 5 programas de mestrado e doutorado.

Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos

Criada em 2018, a SBCC é fruto do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. A SBCC reúne cientistas católicos brasileiros, possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior. Segundo Prof Deivid Lorenzo, Coord. do Curso de Direito da UCSal e vice-presidente da SBCC,  “a sociedade encontra-se em fase de estruturação: finalização do seu estatuto, formalização civil, construção do planejamento estratégico e site do organismo. Aos poucos, temos respondido os muitos e-mails de pesquisadores e cientistas católicos que chegam frequentemente. Já tivemos mais de 600 contatos indiretos e 200 contatos diretos, com pesquisadores interessados em informações gerais e meio de filiação, sem contar aqueles que participaram do último Congresso de HSC”. Aqueles que tiverem interesse em integrar a SBCC devem enviar e-mail para [email protected].

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários