Um ano da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos

Neste mês, no dia 03 de maio, completou um ano de fundada a Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos (SBCC). Para comemorar o seu primeiro aniversário, a SBCC apresentou ao público o site www.catolicosnaciencia.com. O lançamento aconteceu numa live no Instagram, no dia 06/05, às 21h. A SBCC foi criada em vista do acompanhamento pastoral dos cientistas (associados), do estímulo para um fazer ciência que subsidie as ações da Igreja Católica no país, e de iluminar as metodologias e práticas científicas, a partir do Ensino Social da Igreja e do Humanismo Cristão, como um todo.

Site: Católicos na Ciência

O site “Católicos na Ciência” reúne as informações da sociedade de cientistas católicos. Contém o estatuto, objetivos da sociedade e a diretoria encarregada dos trabalhos, os eventos da associação. Nele, serão publicados os trabalhos da SBCC, as páginas dos projetos oficiais e apoiados. Há também um espaço para a inscrição de novos sócios. Segundo o Prof Everthon Oliveira (CEFET-MG), “o lançamento do site inaugura um espaço oficial de divulgação da SBCC e um tempo de abertura de tantos outros trabalhos a serem efetivados, a fim de dar mais voz aos pesquisadores católicos. É um passo importante no processo de institucionalização ao qual estamos dedicados, porquanto sintetiza os anseios dos fundadores amplamente discutidos em assembleias e agora externados a toda comunidade”.

SBCC: Passos Dados

A SBCC encontra-se numa fase de construção institucional, depois de fundada, foi efetivada o registro em cartório, foi elaborado um planejamento estratégico e requisitado o CNPJ da instituição. Alguns frutos já podem ser reconhecidos nesse processo, quais sejam, formalização do apoio à instalação da sede e reunião preparatória do II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, em Salvador-Ba, participação no lançamento do Pacto pela Educação no Brasil (projeto do Papa Francisco, em Brasília-DF, publicação de nota e artigo sobre “Impacto da suspensão de missas na diminuição do número de internações simultâneas e mortes por Covid-19”, em Belo Horizonte-MG, e lançamento do site, por live no Instagram.

Parcerias da SBCC

Integram a SBCC, a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, através do Setor Universidades, o Grupo de Partilha de Profissionais do Ministério Universidades Renovadas da Renovação Carismática Católica, e membros de diversas instituições de Educação Superior, entre elas a Universidade Católica do Salvador, sede da SBCC. Segundo D. João Justino, “a SBCC quer responder ao sonho de reunir pesquisadores que se comprometam a levar para o mundo das ciências as contribuições que nascem a partir dos valores da fé cristã. A organização da SBCC está em sintonia com o necessário incremento da qualidade da pesquisa científica no Brasil. Auguramos muito êxito nessa iniciativa que tem encontrado em cientistas jovens entusiasmo e compromisso”.

Pré-vida da SBCC

Em 2015, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação recebeu o apelo de teólogos e cientistas católicos de que pudessem dilatar a atuação do Setor Universidades da CNBB, envolvendo outros atores de Educação Superior, a exemplo dos professores e pesquisadores. Após isto, uma aproximação de expressões eclesiais que atuam com profissionais e pesquisadores católicos foi realizada, a exemplo do GPP do MUR/RCC. Depois de muitas discussões e aprofundamentos, no ano de 2018, Ano do Laicato no Brasil, estas expressões eclesiais se propuseram realizar um evento “científico que debatesse a atuação do leigo católico desde sua profissão, em especial a de professor e pesquisador, pautada pela Doutrina Social da Igreja” (Fonte: Site Católicos na Ciência).

Em outubro de 2018, foi realizado o I Congresso Científico de Humanismo Solidário na Ciência, no Rio de Janeiro – RJ, na PUC-RIO, com a presença de vários professores e pesquisadores ligados a mais de 70 instituições de diversos lugares do país. Ao final, foi proposta e aprovada pelos participantes a criação da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), a fim de dar continuidade aos trabalhos de aproximação do tema do Humanismo Cristão das nove áreas de conhecimento da CAPES, bem como, fomentar o trabalho e acompanhar pastoralmente os cientistas católicos do país. Um comissão interina eleita ofereceu continuidade aos trabalhos.

 A Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos foi fundada no dia 3 de Maio de 2019, em Aparecida/SP, no contexto da 57ª Assembleia Geral da CNBB, com o incentivo de vários padres e bispos. Na oportunidade, foi eleita a primeira diretoria (composta pelos Comitê Executivo, Científico e Teológico-Pastoral) da SBCC, assim como, o seu Conselho Fiscal. Também foi escolhida como sede nacional a Universidade Católica de Salvador (UCSal).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários