Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos lança site em Live no Instagram.

No dia 06/05, às 21h, foi lançado o site da Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos (SBCC) numa live no Instagram,  promovida pelo Setor Universidades da CNBB em parceria com a SBCC. O evento virtual foi distinguido em duas partes. Na primeira parte, foi apresentado o estudo sobre O impacto da suspensão das missas públicas na diminuição do número de hospitalizações simultâneas e mortes. Na segunda parte, foi apresentado o site da SBCC. As informações podem ser encontradas no endereço: www.catolicosnaciencia.org.br. Segundo o presidente da SBCC, Prof Everthon Oliveira, “o lançamento do site inaugura um espaço oficial de divulgação da SBCC, bem como, um tempo de abertura de tantos outros trabalhos a serem efetivados, a fim de dar mais voz aos pesquisadores católicos. É um passo importante no processo de institucionalização ao qual estamos dedicados, porquanto sintetiza os anseios dos fundadores, amplamente discutidos em assembleias e, agora, externados a toda comunidade”.

Sociedade Brasileira Cientistas Católicos

Criada em 2018, a SBCC é fruto do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. A SBCC reúne cientistas católicos brasileiros, possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior. Conforme o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação (CEPCE) da CNBB e arcebispo de Montes Claros, D. João Justino, “a SBCC quer responder ao sonho de reunir pesquisadores que se comprometam a levar para o mundo das ciências as contribuições que nascem a partir dos valores da fé cristã. A organização da SBCC está em sintonia com o necessário incremento da qualidade da pesquisa científica no Brasil. Auguramos muito êxito nessa iniciativa que tem encontrado em cientistas jovens entusiasmo e compromisso”.

Entre as suas atividades estão a organização do II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, a produção de uma revista científica, a realização das assembleias ordinárias, a promoção de retiro nacional de espiritualidade para cientistas católicos, entre outras. Para o Prof Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB, “as atividades da SBCC às quais se associa a CEPCE da CNBB, por meio do Setor Universidades, concretizam o desejo de refletir as metodologias de produção de conhecimento e o acompanhamento pastoral dos cientistas católicos na Igreja no Brasil. A SBCC é uma resposta de Deus às necessidades da ciência no país, no tempo presente”.

Aqueles que tiverem interesse em integrar a SBCC devem enviar e-mail para [email protected].

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários