Sociedade Brasileira dos Cientistas Católicos será sediada na Universidade Católica do Salvador

No dia 02 de setembro, na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Salvador-BA, aconteceu uma reunião entre a presidência da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos e a Reitoria da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Na oportunidade, a presidência da SBCC manifestou a sua gratidão pela acolhida da sede da sociedade na universidade soteropolitana, bem como, partilhou de seus objetivos e estruturação para a Reitoria.

A visita de cortesia da presidência da SBCC à Reitoria da UCSal reuniu o Prof Everthon Oliveira (CEFET-MG) e o Prof Deivid Lorenzo (UCSal), presidente e vice da SBCC, respectivamente, Prof Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB e membro da SBCC, Sr. Elton Santana, chefe de gabinete da Reitoria da UCSal. Segundo o Prof Everthon Oliveira, a visita de cortesia aconteceu em vista de um “agradecimento ao reitor Pe. Maurício Ferreira a oferta de um espaço físico desta universidade como sede da referida sociedade e a acolhida II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência a realizar-se nesta Instituição em outubro de 2020”.

Universidade Católica do Salvador

A UCSal possui um histórico de colaboração com a Conferência Episcopal. Entre 2015 e 2019, o Setor Universidades realizou 16 extensões acadêmicas (Congressos, Seminários e Cursos), em âmbito nacional, certificadas pela IES. Ademais, colaborou com outros projetos junto à Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação e do Secretariado Geral da Conferência Episcopal, entre outros. Segundo o Prof. Dr. Pe. Maurício Ferreira, reitor da UCSal e presidente da Câmara de Ensino Superior da ANEC, “a UCSal, enquanto instituição educacional, de caráter confessional e filantrópico, reconheceu na Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos, desde a sua gênese no Iº Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário, traços identitários comuns, como a busca pela verdade, o interesse por temas nos quais se relacionam Fé e Razão, além do desejo de favorecer o desenvolvimento de uma pesquisa científica que aconteça à luz e a partir da Doutrina Social da Igreja”.

A universidade que acolhe a sede da SBCC oferece cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e latu senso. Atualmente, a universidade oferece 32 cursos de graduação, 37 especializações latu sensu e 5 programas de mestrado e doutorado. Sobre o fomento à pesquisa no atual cenário político-econômico do país e a contribuição da universidade reflete o reitor da universidade, Prof. Dr. Pe. Maurício Ferreira, “no momento em que instituições de ensino e, de forma particular, organismos de fomento à pesquisa, enfrentam dificuldades como o enxugamento drástico da fatia do Orçamento da União que lhes é destinado, fato que aponta para uma tendência política-econômica que certamente produzirá sobre a educação efeitos irreversíveis, é  com grata satisfação que a UCSal participa e mais uma iniciativa da Igreja: reunir cientistas católicos, de diversas áreas, visando a promoção de ações específicas no campo do ensino e da pesquisa”.

Sociedade Brasileira Cientistas Católicos

Criada em 2018, a SBCC é fruto do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. A SBCC reúne cientistas católicos brasileiros, possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior. Conforme o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação (CEPCE) da CNBB e arcebispo de Montes Claros, D. João Justino, “a SBCC quer responder ao sonho de reunir pesquisadores que se comprometam a levar para o mundo das ciências as contribuições que nascem a partir dos valores da fé cristã. A organização da SBCC está em sintonia com o necessário incremento da qualidade da pesquisa científica no Brasil. Auguramos muito êxito nessa iniciativa que tem encontrado em cientistas jovens entusiasmo e compromisso”.

Entre as suas atividades estão a organização do II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, a produção de uma revista científica, a realização das assembleias ordinárias, a promoção de retiro nacional de espiritualidade para cientistas católicos, entre outras. Para o Prof Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB, “as atividades da SBCC às quais se associa a CEPCE da CNBB, por meio do Setor Universidades, concretizam o desejo de refletir as metodologias de produção de conhecimento e o acompanhamento pastoral dos cientistas católicos na Igreja no Brasil. A SBCC é uma resposta de Deus às necessidades da ciência no país, no tempo presente”.

Aqueles que tiverem interesse em integrar a SBCC devem enviar e-mail para [email protected].

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários