Entre 28 de março e 01 de abril, foi iniciado o processo de articulação do Setor Universidades no Regional NE1 da CNBB. O encontro com o assessor do Setor Universidades, Pe. Danilo Pinto, foi desenvolvido em três momentos, a saber, duas reuniões com os coord. diocesanos de Pastoral Universitária e de movimentos eclesiais presentes no Ensino Superior do estado, uma formação com os seminaristas de três dioceses e uma série de reuniões no Centro Universitário Católica de Quixadá.
O encontro com os coordenadores diocesanos e representantes de movimentos eclesiais presentes no ambiente universitário aconteceu em duas cidades, Quixadá, no Centro Universitário Católica de Quixadá, e Fortaleza, na Universidades Federal do Ceará. O encontro com as lideranças regionais teve a finalidade de articular a ação evangelizadora no ambiente universitário do estado, que conta com 54 Instituições de Ensino Superior e mais de 140 mil universitários, apenas, na região metropolitana de Fortaleza. Os participantes do encontro saíram com três propósitos: estudar a realidade do Ensino Superior no estado do Ceará, sensibilizar o episcopado regional sobre a importância da Past. Universitária e preparação do encontro de formação e articulação do regional no segundo semestre.
O encontro com os seminaristas contou com a presença de alunos das dioceses do Crato, Quixadá e Cajazeiras (Paraíba). No encontro, o assessor do Setor Universidades apresentou os Organismos do Povo de Deus, o projeto do Setor Universidades para o quadriênio (2015- 2019) e falou sobre “a presença do seminarista na universidade e a sua contribuição para a ação evangelizadora”. Para o assessor do Setor Universidades, “este foi o primeiro encontro regional com seminaristas. A finalidade é despertar o candidato ao sacerdócio para a ação evangelizadora no ambiente universitário, uma vez que o seminarista passa boa parte do seu dia e tempo de formação na universidade”.
Num terceiro momento, houve uma série de reuniões num importante Centro Universitário Católico do regional, a Católica de Quixadá. Na oportunidade foi discutida a identidade da presença da Igreja no ambiente universitário, com o grupo da Past. Universitária; foi reunido o Grupo de Estudo e Pesquisa em “Justiça ambiental, a partir de Laudato Si” para apresentação do projeto e possibilidades de desenvolvimento, e foi iniciada uma parceria entre o Centro Universitário e a Revista CNBB em Ação, para o ano de 2018.

Tags: