Setor Universidades elabora proposta de projetos para o novo Plano do Secretariado Geral da CNBB

No dia 09 de setembro, na sede da Mitra Diocesana de São Carlos-SP, aconteceu a reunião de elaboração da proposta de projetos do Setor Universidades para o novo Plano do Secretariado Geral da CNBB. Na ocasião, estiveram presentes D. Paulo Cezar e Pe. Danilo Pinto, bispo referencial e assessor do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação (CEPCE).

Metodologia

A elaboração dos novos projetos que irão compor o Plano do Secretariado Geral do novo quadriênio foi feita, a partir do estudo das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019.2 – 2023.1), leitura das informações do Setor Universidades contidas no Relatório de Gestão (2015.2 – 2019.1) e análise dos últimos projetos do setor presentes no Plano do Secretariado Geral (2015.2 – 2019.1), além das indicações do colaboradores do Setor Universidades no II Seminário da Ação Evangelizadora, acontecido 08 e 09 de fevereiro, em Brasília –DF.

Proposta

Os projetos acontecerão nas modalidades de formação e capacitação, de articulação dos regionais e dispositivos pastorais, de eventos e de subsídios. Segundo o novo bispo referencial do Setor Universidades, D. Paulo Cesar, “olhamos todo o caminho que foi já feito, iluminados pelas novas DGAE para os anos 2019 – 2023, e traçamos algumas metas. Desejo que o Evangelho de Jesus Cristo possa continuar iluminando as nossas vidas e nossa missão, neste bonito e empenhativo mundo do saber, do qual fazem parte as nossas universidades”. Estes projetos distribuem-se nas duas grandes linhas de atuação da Conferência Episcopal, quais sejam formação de agentes e articulação dos regionais.

Os novos projetos envolverão o tema da saúde mental e sentido da vida, inclusão de estudantes com necessidades especiais, estudantes internacionais e refugiados, o acompanhamento pastoral de professores e colaboradores de Educação Superior, encontros nacionais com as forças da ação evangelizadora em vista da comunhão eclesial, formação de agentes de pastoral, programa de formação para atividades missionárias acontecidas no âmbito universitário, entre outros. Conforme o Pe. Danilo Pinto, “as propostas dos projetos do Setor Universidades tentam responder pastoralmente às novas necessidades e tendências do âmbito universitário, postas em relevo através das pesquisas e censos da Educação Superior no país, estudados e debatidos dentro da Comissão de Cultura e Educação da CNBB, nos últimos anos”.

Reunião da Comissão Episcopal na sede da CNBB.

O trabalho do bispo referencial com o assessor antecede a reunião dos membros da CEPCE, que acontecerá em Brasília-DF, nos dias 19 e 20 de setembro na sede da CNBB. Segundo D. João Justino, presidente da Comissão Episcopal e arcebispo de Montes Claros, “a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação realizará seu primeiro encontro de trabalho com a participação dos Bispos membros e dos assessores. Temos a expectativa de concluir, pelos diálogos e contribuições de todos os participantes, o plano de trabalho para o quadriênio 2019-2023. Para isso, bispo e assessor de cada setor já se encontraram e prepararam o roteiro de suas propostas, valorizando a continuidade de alguns projetos e apresentando propostas para incrementar as ações da Comissão”.

 

 

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários