Setor Educação da CNBB promove XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, por meio do Setor Educação, promoverá o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação nos dias 11 e 12 de setembro de 2020. A proposta é inspirada no apelo do Papa Francisco em vista do Pacto Global Educativo. Devido às implicações da Pandemia, os eventos do XX Encontro Nacional acontecerão por transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube “Cultura e Educação CNBB”.

O encontro terá como tema “Igreja em Saída: a pastoral da educação na escola pública” e pretende refletir, partilhar, traçar caminhos e celebrar a presença da Pastoral da Educação junto às escolas públicas do Brasil.  O tema do encontro surgiu após uma ampla consulta aos agentes da pastoral da educação nos regionais da CNBB que apontaram os desafios e a complexidade, da presença neste ambiente missionário que é a escola pública.  Segundo os dados do Censo Escolar 2018, a educação em sua maior parte, acontece nas instituições públicas das três esferas, atendendo mais de 80% da demanda com a presença da maior parte de nossos professores(as).

Para Padre Júlio César Evangelista Resende, assessor do setor educação, “Os Encontros Nacionais da Pastoral da Educação representam um momento importante na caminhada da ação evangelizadora no ambiente da Educação. Este ano de forma especial, o encontro aponta para escola pública como território especial para a missão da Pastoral da Educação. O convite de ser “Igreja em Saída” em direção à escola pública deseja reanimar os educadores católicos como sal e luz para inspirar vidas no imenso mundo da educação pública.”

As inscrições para o XX encontro se encontram abertas, e podem ser efetivadas pelo link: https://forms.gle/x8Y3mMiEE1SSUEt48 . Em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) será oferecida aos participantes inscritos a certificação de 12 horas. Como caminho de preparação e reflexão e aprofundamento o Setor Educação publicou um e-book com reflexões sobre os principais temas a serem debatidos no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educaçãoebook_textodetrabalho.

Segundo o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, “O XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação contribuirá, com certeza, para a percepção do empenho de muitos agentes que se dedicaram e têm se dedicado a ser “sal da terra e luz do mundo”, especialmente, na escola. Desejamos que a participação ampliada no encontro traga como resultado o crescimento da ação da comunidade eclesial junto às escolas, sobretudo aquelas da rede pública.’

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários