Regional Nordeste 5 promove seminário sobre Educação e Ensino Religioso

Miranda do Norte na Diocese de Coroatá, Maranhão, foi solo fértil para o Seminário da Pastoral da Educação ocorrido em 08 de julho de 2022.  Dom Sebastiao Bandeira, bispo Diocesano,  prestigiou o encontro que contou com a presença de professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, diáconos e secretários de educação dos municípios vizinhos.

Nas palavras da professora Ana Célia, “a participação efetiva de cada um em particular fez toda a diferença nas palestras, mesas redondas e memoriais descritivas, bem como da equipe de canto, oração e animação, um show à parte”. Dom Sebastiao em sua fala apontou os desafios de anunciar o Evangelho e a Pastoral da Educação  atualmente, lembrando que em todo o decorrer da história a Igreja sempre encontrou resistência no coração de muitos para receberem o anúncio da Boa Nova. Refletiu também sobre a memória da Pastoral da Educação na Diocese, em especial, os serviços em Miranda do Norte.

As Professoras Rosa Lemos e  Aracy, da coordenação diocesana da Pastoral da Educação de Miranda do Norte, apresentaram a caminhada dos serviços da Pastoral, assim como do  III Seminário do Regional Nordeste 5. Uma mesa redonda composta pela coordenadora diocesana de Caxias, Profª Fátima e a coordenadora do Ensino Religioso Profª Lourdes, trabalhou a temática “Conceito, estrutura, objetivos e função da Pastoral da Educação na escola, na Igreja e no mundo”, tema este articulado com a CF 2022.  Foi apresentado o Projeto de Vida como forma de promover os valores e princípios da educação a partir da Pastoral.

O “Pacto Educativo Global” foi também refletido no encontro proferida pela Coordenadora Regional da Pastoral da Educação professora Ana Célia, que lembrou que “vivemos em um tempo marcado por diversos condicionamentos globais e que o diálogo, e especialmente o diálogo ecumênico, é uma via de acesso para humanizar as relações”.

O seminário foi finalizado com a apresentação cultural do Bumba-Meu-Boi Mirim de Miranda, crianças estudantes das escolas públicas puderam mostrar todo o seu talento juntamente com suas professoras e diretora da escola, acompanhados pelo Secretário de Cultura do município.

Dom Sebastiao Bandeira, encerrou o encontro enfatizando a importância do trabalho da Pastoral da Educação que deve ter como objetivo principal os estudantes, convidou a todos a implantarem a Pastoral da Educação e acompanhar o Ensino Religioso.

“A Pastoral da Educação e o Grupo do Ensino Religioso no Regional Nordeste 5, procurou durante a pandemia manter seus encontros, formações e celebrações em formato virtual. É importante destacar o esforço daqueles que conseguiram se adaptar a este novo tempo”, afirmou Ana Célia Damasceno.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários