A Pastoral da Educação do Rio de Janeiro (Leste 01 da CNBB) se reuniu no dia 04 de abril, quarta-feira, na Diocese de Nova Fribrugo. As reuniões do regional acontecem a cada 2 meses. Nesta última reunião, além de um momento reservado à formação, foram feitos encaminhamentos importantes na caminhada da Pastoral da Educação (PE) em nível regional e nacional.
Dom Edney Gouvêa Mattoso, bispo de Nova Friburgo e anfitrião do encontro, falou da importância desta pastoral e seus desafios no tempo de hoje. Diácono Aurecir, assessor eclesiástico da PE naquela diocese, também se fez presente e demonstrou grande interesse em retomar a PE em Nova Friburgo.
A reunião foi conduzida pelo coordenador regional da Pastoral da Educação, Sérgio Maia. Ao fazer um regaste histórico, apresentou o assessor nacional da Pastoral da Educação, Pe. Eduardo Rocha, que refletiu sobre a Pastoral da Educação a partir do Estudo 110 da CNBB.
Foram abordados os seguintes pontos: o que é Pastoral da Educação; Qual o objetivo da PE; Por que a PE é importante; Objetivos específicos da PE; Onde pode acontecer a PE; Como ela pode funcionar e Pistas de ação para a PE. Este foi um momento muito rico na reunião. Espaço de partilhas, contribuições, questionamentos e de suscitar esperança.
Igualmente importante foi o planejamento do regional para acolher o 19º Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro – RJ nos dias 28, 29 e 30 de setembro. O Regional Leste 01 tem demonstrado grande esforço e boa vontade em acolher este importante evento.