Presidente da Comissão para Cultura e Educação presente na Assembleia Eletiva da ANEC

D. João Justino, arcebispo de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, esteve presente na VI Assembleia Geral Eletiva da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil, na manhã do dia 22 de setembro de 2017, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília – DF.

Na oportunidade, o presidente da Comissão para Cultura e Educação recordou a participação do Prof Ir. Paulo Fossatti, no Encontro dos Bispos Referenciais para Cultura, Educação e Universidades, no dia anterior. A memória foi acompanhada da renovação do agradecimento pela parceria e apoio da ANEC aos setores da CNBB, na realização dos trabalhos.

Em seu pronunciamento, D. João Justino acenou novas possibilidades de desenvolvimento dessa parceria e diálogo, entre a ANEC e a CNBB, em outras esferas de trabalho. “Esta parceria precisa ser sempre mais reforçada. Eu diria, que, concretamente, ela há de acontecer nas bases, onde está a sua escola, a sua faculdade, a sua obra social. Esta parceria significa o contato com o bispo diocesano e o pároco local, para que nos sintamos um corpo só na vivência da missão da Igreja e dos carismas que sustentam tantas obras no campo da educação”, disse o arcebispo.

O presidente ainda falou acerca do Ano do Laicato, que será iniciado na festa litúrgica de Cristo Rei, deste ano. “Nós temos refletido que no campo da educação contamos com muitos leigos e leigas. Será muito importante reforçar, neste Ano do Laicato, a importância do testemunho de ser ‘sal da terra e luz do mundo’ no campo da educação”. Ao final da sua comunicação, o presidente da comissão fez uma oferta do subsídio “Pensando o Brasil: Educação” ao Ir. Paulo Fossatti e à equipe eleita para o triênio 2018 – 2020.

A VI Assembleia Geral Eletiva da ANEC aconteceu no contexto comemorativo dos dez anos de fundação do organismo na Igreja no Brasil. Também esteve presente D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da CNBB.

Fotografias: ANEC

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários