Lançamento do Pacto Educativo Global no Brasil

No dia 31 de janeiro de 2020, a partir das 15h, na sede da CNBB, em Brasília-DF, acontecerá o evento “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”. Nesta oportunidade, será lançado o Pacto Educativo Global no Brasil, proposto pelo Papa Francisco. Para o ano de 2020, o Papa Francisco propôs a celebração de um pacto envolvendo toda a sociedade, a fim de que se renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações. O Pacto Educativo Global é convocado no contexto celebrativo dos 5 anos da Encíclica Laudato Si’, bem como, recorda o Documento da Fraternidade Humana, assinado pelo Pontífice e o Grão-Imame de Al-Azhar, em Abu Dhabi.

No Brasil, acolhendo a instigante proposta de Francisco, a CNBB, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, unida à ANEC e a CRB, trabalham em várias iniciativas para motivar os educadores dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender a proposta do Pacto pela Educação. Alguns seminários regionais estão programados com o objetivo de envolver toda a sociedade brasileira e, de forma especial, os agentes educativos em uma reflexão e estudo a partir das inspirações e indicações do Pacto Educativo Global.

“A preocupação do Papa Francisco pelo que chama Pacto pela Educação revela sua vocação de educador e explicita uma vez mais sua capacidade de agregar pessoas em torno de projetos tão fundamentais para a defesa da dignidade humana e para o desenvolvimento dos povos”, afirmou Dom João Justino, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação.

Para que comunidades, escolas, universidades e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto, as instituições organizadoras proporam um subsídio com orientações específicas. O texto contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade e pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado do Papa Francisco. Segundo Pe. Júlio Resende, assessor do Setor Educação, “existe uma grande esperança de que a celebração deste Pacto reanime os educadores e toda a sociedade na bela e desafiante missão educativa. A intenção é que todos possam todos participar da “aldeia que educa”, assumindo o compromisso comum com a causa educativa”.

Ao todo, acontecerão dois eventos nacionais de lançamento do projeto, “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” para dar visibilidade à proposta do Pacto. O primeiro será no dia 31 de janeiro de 2020, a partir das 15h, na sede da CNBB, em Brasília-DF. Um segundo momento de lançamento acontecerá  no dia 16 de abril, na Universidade Católica de Brasília, no Fórum da ANEC.Para Irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, “O Pacto Educativo Global  nos desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado, nossa Casa Comum, aqui no Brasil, em nossa região, no local onde estamos. O convite é amplo é amplo e insistente”. Mais adiante será divulgado o subsídio para a implantação do Pacto Global pela Educação.

Informações: [email protected]

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários