II Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional de Humanismo Solidário na Ciência será realizado, de forma virtual, em novembro

A segunda edição Brasileira e a primeira edição internacional do Congresso de Humanismo Solidário na Ciência (HSC), iniciativa do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) – vinculada a comissão e do Grupo de Partilha de Profissionais (GPP/MUR), foi lançado na última segunda-feira, 31 de maio, em um webinar especial.

A iniciativa bienal, que estava prevista para acontecer em outubro de 2020, na Universidade Católica de Salvador (UCSal), precisou ser adiada e repensado por cauda da pandemia da Covid-19, que o mundo ainda enfrenta. Diante dessa nova realidade, o II Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional de Humanismo Solidário na Ciência vai ser realizado, de forma virtual, no mês de novembro deste ano.

“A alegria, então, de tocar muitas vidas, de compartilhar muitas existências e muitos saberes se dará por uma plataforma digital, que de maneira alguma desmerecerá a experiência enriquecedora da discussão sobre a alteridade e sobre a educação humanista que, ainda mais na pandemia, se aviventa e se legitima”, ressaltou durante o lançamento do evento o professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal), vice-presidente da SBCC e presidente do evento, Deivid Lorenzo.

O Congresso tem como objetivo reunir profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros, o mundo necessita cada vez mais de solidariedade para lidar com inúmeros desafios desses tempos.

“Os muitos avanços da ciência somente poderão contribuir para superação do distanciamento entre ricos e pobres se houver um espírito de amizade social, qual compromisso efetivo de fazer chegar a todos os povos as conquistas científicas em favor da vida e da dignidade da pessoa”, destaca.

“Para a SBCC a realização do II congresso será um momento de renovação de nossa identidade e de nossas parcerias. Desejamos que a segunda edição possa atrair ainda mais pesquisadores para esse debate, tornando esse evento uma referência no tema da humanização das áreas científicas. A criação do I congresso internacional, com atração de palestrantes e autores de outros países, expressa nosso desejo de que a reflexão do tema alcance um número maior de pessoas”, ressalta o presidente da SBCC, professor Everton de Souza Oliveira.

Primeira edição

O Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, aconteceu pela primeira vez, em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio. O encontro reuniu 110 trabalhos submetidos das nove grandes áreas da CAPES, de 270 autores e co-autores, de 73 Instituições de Ensino Superior e 14 estados brasileiros. Ao final do encontro, foi criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) que possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior.

Humanismo Solidário

O tema do Humanismo Solidário foi escolhido em virtude da necessidade de repensar as competências técnicas e metodologias científicas à luz das dimensões constitutivas da pessoa humana, em respeito à sua dignidade. Esta harmonização entre competências e valores foi descrita como fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.

Veja a íntegra do webinar de lançamento

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários