Estão abertas as inscrições para encontro nacional com o Papa Francisco sobre o “pacto educativo global”

Já estão abertas as inscrições para o encontro mundial com o Papa Francisco sobre educação, que será realizado no Vaticano, no dia 14 de maio de 2020. O evento tem como tema: “Reconstruir o pacto educativo global” e pretende reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão.

“Em Roma, será discutido aspectos de como envolver novamente a família, escola e sociedade no processo educativo. Além disso, serão apresentados projetos educativos que formem para um compromisso comunitário”, destaca o assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Júlio César Evangelista Resende.

Em uma mensagem divulgada pela Santa Sé, no dia 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco convida os jovens no campo da educação em todos os níveis da lecionação e da pesquisa. Além de convidar a juventude a promover em conjunto e ativar, através dum pacto educativo comum, as dinâmicas que conferem um sentido à história e a transformam de maneira positiva.

No Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, a juntamente com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) está articulando a criação de um espaço para apresentação dos projetos do Brasil na “Aldeia Educativa” que acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio, em Roma.

“Queremos responder ao convite do Papa, pois é algo importante também para a sociedade brasileira. A Igreja como servidora da humanidade deseja refletir também o papel de uma educação ampla, dialógica que provoca o encontro e a fraternidade. Educação para um humanismo solidário”, destacou o padre.

Participe

O evento acontecerá na sala Paulo VI, que comporta cerca de seis mil pessoas e será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro.

As inscrições podem ser feitas aqui no site do evento que tem informações e o caminho de preparação. Cada interessado poderá realizar a inscrição para mais três pessoas. Um mês antes do evento, o participante receberá o voucher com a confirmação da inscrição que deverá ser apresentado na entrada do evento junto à um documento com foto.

Subsídio

No dia 31 de janeiro, a CNBB lançou o projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global” e propôs que os diversos regionais utilizem o subsídio para oferecer orientações.

O texto, dividido em quatro capítulos, contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade; pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado de Francisco; indica alguns encaminhamentos práticos para a realização de atividades locais e elenca algumas referências básicas para aprofundamento do tema.

O subsídio tem um conjunto de orientações para que comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto.

Na publicação, quem deseja organizar ações do Pacto no Brasil poderá acompanhar a agenda de ações que prevê a realização de um Seminário Nacional de Educação, a sensibilização sobre o “Pacto Educativo Global” na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorrerá em abril, em Aparecida (SP).

Além disso, será lançada uma plataforma digital para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si, e projetos da “Aldeia que educa”, audiência pública em Brasília e lançamento de vídeo institucional.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários