Encontro das coordenações diocesanas da Pastoral da Educação no Paraná

Nos dias 30 e 31 de agosto aconteceu em Curitiba (PR), na Casa de Retiros Nossa Senhora de Salete, um encontro formativo com as coordenações diocesanas da Pastoral da Educação. O encontro com coordenadores, que não acontecia há 13 anos, reuniu 52 pessoas, representando 16 Arqui/Dioceses do Paraná para refletir acerca do tema: “Educadores: Sal da terra e luz do mundo”.

A formação teve como objetivo: Refletir sobre os desafios que envolvem a educação no país; encontrar perspectivas para a Pastoral da Educação no atual cenário; refletir sobre o humanismo solidário no processo e nos projetos educativos; avaliar a caminhada da Pastoral da Educação nas Províncias Eclesiásticas do Paraná e propor iniciativas e estratégias, definidas no Encontro Formativo, para articulação da Pastoral da Educação nas Dioceses. Segundo o professor João Felipe Silveira Ribeiro, coordenador regional da Pastoral da Educação, os “objetivos são claros, pontuais e necessários. Os projetos serão elaborados pelas equipes organizadas, a fim de que o trabalho pastoral se desenvolva e seja presença viva da Igreja Católica”.

Os objetivos foram desenvolvidos dentro de três palestras: “Os desafios que envolvem a educação em nosso país – encontrar perspectivas para a Pastoral da Educação no atual cenário”, com o Padre Vilmar Serighelli; “A Espiritualidade do educador pastoralista”, com Valcir Moraes; e “Humanismo solidário no processo e nos projetos educativos, com Eduardo de Oliveira Filho.

No encontro, foram apresentadas as assessoras para cada província eclesiástica. Em Curitiba: a professora Elisabet Ristow Nascimento; em Maringá: a professora Vanderli Tasso Schiavon; em Londrina: a educadora psicóloga Larissa Cristina Silva Gobato e em Cascavel: a Professora Karina Gracia da Rocha.

Além dos momentos formativos, os participantes tiveram momentos de espiritualidade, conduzidos pelo professor Giovane Rodrigues dos Santos, assessor da espiritualidade da Pastoral da Educação, momentos de convivência e partilha, que os fortalecem a caminhada enquanto Pastoral. O secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, presidiu a missa de abertura do encontro e o bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, presidiu a missa de encerramento.

Para o Professor João Felipe, o encontro marcou a história da Pastoral da Educação do Regional Sul 2 e o avalia de forma muito positiva: “A Pastoral da Educação no Paraná está se articulando com estratégias pastorais e a realização de ações concretas. Através de projetos educacionais, parcerias com escolas públicas e instituições de ensino e aprendizagem. A valorização da pessoa humana, do educador e do educando é a nossa razão de ser Pastoral da Educação, de forma viva e comprometida”.

(Texto: Karina de Carvalho e Professor João Felipe Silveira Ribeiro / Fotos: Pastoral da Educação)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários