Em Salvador (BA), Igreja do Corpo Santo é restaurada

A Capela de São Pedro Gonçalves, popularmente conhecida como Igreja do Corpo Santo, será entregue à população no próximo dia 28, após passar por uma restauração, que a devolve agora em sua plenitude e importância para o bairro do Comércio, em Salvador (BA). A obra foi executada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), com parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A solenidade de entrega será realizada na própria igreja, às 10h, com a participação do diretor presidente da Codeba Rondon Brandão do Vale e demais representantes da diretoria; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; de Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil; de integrantes da Irmandade de São José do Corpo Santo e demais autoridades locais.

A restauração da Igreja do Corpo Santo estava entre as selecionadas pelo programa PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, executado por meio do Iphan. Todavia, o investimento de R$3,5 milhões foi assumido pela Codeba, como contrapartida por obras realizadas no Porto de Salvador. Assim, a intervenção foi iniciada em junho de 2016 e integra um processo mais amplo, de revitalização do bairro do Comércio.

Com localização privilegiada, no entorno do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda, e grande valor histórico, a Capela sofreu as consequências do processo de degradação do bairro como um todo, com o comprometimento do seu conjunto arquitetônico. Assim, ao longo dos anos, veio enfrentando, inclusive, o risco de desabamento do seu telhado o que, consequentemente, resultaria na perda do forro e de todo o seu acervo sacro – levando à necessidade da intervenção.

Durante as obras, a equipe técnica fez a descoberta do revestimento padrão em ouro nas molduras do forro da nave, ocultado sob várias camadas de tinta branca. Também foi encontrado o primeiro arco cruzeiro da Igreja, que separa a nave da capela-mor, confeccionado em pedra, além de uma pintura escaiole ocre e tirantes metálicos de amarração estrutural da nave. Com cerca de 40 profissionais envolvidos, a obra incluiu ainda a recuperação de revestimentos internos e externos, assoalhos, bem como um novo sistema de instalação elétrica e sensor de combate a incêndios.

Interior da Igreja do Corpo Santo, em Salvador (BA)

Igreja do Corpo Santo
A Capela de São Pedro Gonçalves foi fundada em 1711, pelo marujo espanhol Pedro Gonçalves, em agradecimento por ter sobrevivido a uma tempestade na Baía de Todos os Santos. Sua planta é do tipo arcaico, encontrado na arquitetura religiosa rural, com nave e capela-mor formando um só corpo de construção, dividido convencionalmente pelo arco cruzeiro. O forro da nave parece ser o único elemento da época de construção, composto por caixotões guarnecidos por moldura com ornatos em talha. Destaca-se ainda um acervo que inclui a imagem do Senhor da Redenção, atribuída a Francisco das Chagas, conhecido como o Cabra, um dos mais importantes escultores do barroco brasileiro. A Igreja foi tombada pelo Iphan ainda em 1938, primeiro ano depois da criação da instituição.

 

 

Serviço:
Entrega da obra de Restauração da Igreja do Corpo Santo

Data: 28 de maio, 10h
Local: Capela de São Pedro Gonçalves (Igreja do Corpo Santo)
Rua do Campo Santo, esquina com a Praça Cairú
Bairro do Comércio – Salvador/BA

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

[email protected]
Fernanda Pereira – [email protected]
Déborah Gouthier – [email protected]
(61) 2024-5533 – (21) 2233-6334
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovB

Fonte: Site IPHAN

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários