‘DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O PAPEL DA SOCIEDADE E DO ESTADO NO PROCESSO EDUCATIVO’ É TEMA DO ÚLTIMO WEBINAR DA SÉRIE SOBRE CF 2022, NESTA QUARTA-FEIRA (4), ÀS 15H

Nesta quarta-feira, 04 de maio, às 15h, a Comissão para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza o quarto e último webinar da série especial sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que este ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’ e o Lema: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, (Cf Pr. 31,26).

A temática do webinar será: ‘Desafios da Educação no Brasil: o papel da sociedade e do Estado no processo educativo’ e contará com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Everthon Oliveira, e da Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2 da CNBB, professora Ladyanne Souza.

A mediação será do assessor da Comissão para Cultura e Educação da CNBB e secretário-executivo do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz), padre Danilo Pinto.  A transmissão ao vivo, às 15h, pelo canal da CNBB no Youtube. O objetivo da série é dar visibilidade às temáticas propostas e aprofundadas no texto-base da campanha deste ano.

A CF 2022

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários