Conheça o subsídio e webinar para o “Pacto Educativo nas Escolas e Universidades”

No dia 24 de junho, o Setor Educação da CNBB promoveu o Webinar sobre o “Pacto Educativo nas Escolas e Universidades”. O evento contou com a contribuição de Lúcia Helena Bastos (Superintendente Regional de Educação SEE – MG), Dr. Deivid Lorenzo (Pró-reitor de Graduação, Extensão e Ação Comunitária da UCSal), Prof Anderson Mendes Batista (Assessor Pedagógico da SME de Colatina – ES) e a Ir. Cláudia Chesini (Gerente de Pastoral e de Relações Institucionais da ANEC).

O Webinar abordou o Projeto do Papa que visa “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, convite lançado pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019. Segundo dom João Justino, o Papa Francisco defende a necessidade de uma nova aliança a favor da educação traduzida no provérbio africano que afirma que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”, ideia força adotada na renovação do pacto pela educação. As propostas defendidas pelo Papa para a educação, segundo o arcebispo de Montes Claros, estão sintetizadas no parágrafo de número 222, da Exortação pós sinodal Christus Vivit:

“É importante ter presente alguns critérios inspiradores, indicados na Constituição Apostólica Veritatis gaudium em ordem a uma renovação e relançamento das escolas e universidades ‘em saída’ missionária, tais como a experiência do querigma, o diálogo a todos os níveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, a promoção da cultura do encontro, a necessidade urgente de «criar rede» e a opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e abandona; e também a capacidade de integrar os saberes da cabeça, do coração e das mãos”.

O webinar pode ser exibido como subsídio do Pacto Global nas diferentes instâncias onde somos convidados a formá-lo. O vídeo encontra-se disponível neste link.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários