A Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB, nomeada para o período de 2016 a 2019, visa capilarizar a Pastoral da Educação no Estado do Rio Grande do Sul. Esta, consiste no “conjunto dos esforços orgânicos e sistemáticos que o Povo de Deus faz para refletir e pôr em prática a mensagem evangélica e suas exigências na educação. É a presença e a ação da Igreja, proclamando e construindo o Reino de Deus no e através do mundo da educação”. CNBB. Para uma pastoral da educação. São Paulo: Paulinas, 1986, p. 34 (Estudos da CNBB, 41).
Atender às implicações dessa definição de Pastoral da Educação desafiou a Comissão a elaborar um Plano de Ação que potencializasse e assegurasse uma presença mais significativa da Igreja no mundo da educação e da cultura de forma orgânica, metódica e sistemática. Para isso, a Comissão dialogou com diversos agentes da Educação e da Cultura nas 18 (Arqui)Dioceses do Estado e elaborou seu plano de trabalho que parte dos cenários e tendências atuais e identifica fortalezas, debilidades, ameaças e oportunidades para que a Igreja possa marcar presença no mundo da Educação e da Cultura em solo gaúcho.
Nesse diálogo, identificou cinco âmbitos de atuação que, juntos, compõem/integram a Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. O primeiro é a presença na Escola Pública (municipal, estadual e federal). O segundo é o fortalecimento do Ensino Religioso. O terceiro é a dinamização da identidade e da missão da Escola Católica. O quarto, a formação (inicial e continuada) de professores em nossas Universidades. E, o quinto, o diálogo com o mundo da Cultura.
Frente a essas cinco áreas de atuação, assumimos, como missão, mobilizar todas as instâncias da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, à luz do Evangelho, para participar no crescimento das pessoas e na construção do seu futuro, sendo presença evangelizadora no mundo da Educação e da Cultura. E, como visão, ser uma instância evangelizadora, eficiente e eficaz, no mundo da Educação e da Cultura. Os valores que nos movem são: 1. Participação na construção do Reino de Deus; 2. Formação integral e integrada de educadores e lideranças estudantis; 3. Capilaridade e mobilização; e, 4. Eficiência e eficácia. Nossos macro-objetivos consistem em: trabalho em Rede; protagonismo em todos os níveis e espiritualidade encarnada.
Agradecemos a todos que trilharam, trilham e trilharão caminho conosco nesse horizonte educativo que se descortina em nossa frente e nos desafia na tarefa de evangelizar. Juntos, queremos assegurar a comunhão eclesial, qualificar o planejamento e garantir propostas que tenham relevância pública a serviço de todos, especialmente dos mais carentes.
Trata-se de fazer a “opção preferencial” pela educação e cultura em nosso Estado!
Faça contato: [email protected]
Visite a página: Facebook.com/pastoraldaeducacaors
Fonte: http://cnbbsul3.org.br/pastoraisesetores/pastoral-da-educacao/
ARQUIVOS:
- Projeto da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB – 2017-2019 [Faça o download aqui]
- Temas emergentes em Educação – 1 /2017 [Faça o download aqui]
- Temas emergentes em Educação 2 / 2018 [Faça o download aqui]