Nos dias 15 e 16 de julho, a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve reunida, virtualmente, para dois encontros anuais. No primeiro dia, foi realizado o IV Seminário da Ação Evangelizadora no Contexto Educativo e Cultural, que teve como tema: Interlocução entre cultura e educação no campo da ação pastoral
Já no dia 16 de julho, os colaboradores dos setores Universidades, Bens Culturais, Educação, Ensino Religioso e Cultura, que compõem a comissão, participaram do Encontro Nacional de Colaboradores que ocorreu simultaneamente.
Durante o encontro dos colaboradores três temas prioritários foram trabalhados:
Universidades: Inclusão de Estudantes com Deficiência na Educação Superior
Educação e Ensino Religioso: Igreja no Brasil e o serviço pastoral em favor da Educação e do Ensino Religioso
Cultura e Bens Culturais: Educar para a Pastoral da Cultura e a Gestão Integrada dos Bens Culturais
“O seminário e o encontro de colaboradores da Comissão se tornaram espaços ordinários de comunhão e partilha. São oportunidades de fecunda sinodalidade. Para o Setor Ensino Religioso, que em breve lançará um subsídio e procura organizar sua presença nos regionais da CNBB, estes encontros foram revigorantes e muitos animadores”, destacou o assessor do Setor Ensino Religioso, padre Eduardo Rocha.
De acordo com o arcebispo de Goiânia e presidente da comissão para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros, “muito gratificante identificar os colaboradores dos setores de nossa Comissão, nas diferentes regiões de nosso país. Escutar sobre o andamento dos projetos, reconhecer o envolvimento de tantos agentes, sejam leigos(as), religiosos(as), ministros ordenados nos inspira a continuar no trabalho a favor da cultura e da educação. Agradeço a todos que contribuíram para o êxito do Encontro e do Seminário”.
“A participação dos colaboradores, em sua maioria representantes dos regionais, possibilitou tecer um diagnóstico da realidade da missão da Igreja no ambiente da educação e ensino religioso. Experiências positivas com a Campanha da Fraternidade e outras iniciativas e os desafios com a articulação e capacitação de professores e agentes para uma presença mais qualifica nestes espaços educativos”, ressalta o assessor do Setor Educação, padre Júlio Rezende
Em seguida cada setor apresentou um tema prioritário e no final todos partilharam.
Setor Universidades
Proposta de atualização do Doc. 64 da CNBB: Diretrizes e Normas para as Universidades Católicas, segundo a Constituição Ex Corde Ecclesiae.
Elaboração do subsídio do Setor Universidades na CF 2023: Fraternidade e Fome.
Lançamento do subsídio Serviço de Escuta Universitária.
Inclusão de Estudantes com Deficiência na Educação Superior.
Setor Educação e Setor Ensino Religioso
Educação e Ensino Religioso, identidades em comunhão
Partilha dos Regionais da CNBB
Apresentação das Indicações
Painéis dos Setores
Setor Cultura e Setor Bens Culturais
Educar para a Pastoral da Cultura e para a Identificação das Expressões Culturais e dos Bens Culturais
Educação Patrimonial e Inventário dos Bens Culturais da Igreja
Educar para a Conservação dos Bens Culturais da Igreja