Bispos Brasileiros de Educação e Cultura se reúnem na 56ª AG da CNBB

No dia 19 de abril, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, em Aparecida do Norte-SP, na reunião dos Bispos de Educação e Cultura, no contexto da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, tivemos reunião com os bispos referenciais para Cultura e Educação nos regionais da CNBB. Na oportunidade, aconteceu o lançamento de dois eventos, a saber, XII Encontro de Diálogo: Bispos e Empresários e o I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência.

O encontro foi iniciado com a apresentação dos participantes, bispos e assessores, nacionais e regionais.  Na sequência, D. João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão, percorrendo o roteiro da Revista CNBB em Ação 2017, apresentou as atividades dos Setores da Comissão, com a ajuda dos bispos referenciais nacionais.

Feito isto, os assessores nacionais apresentaram as atividades planejadas para o ano de 2018. Entre as atividades destacam-se, no Setor Universidades, a revisão do Estudo 102 da CNBB e Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário, no Setor de Educação, o Encontro Nacional de Pastoral da Educação, no Setor de Ensino Religioso (ER), o Encontro de Bispos Referenciais de ER, no Setor de Cultura, o XII Encontro de Diálogo de Bispos e Empresários e o fortalecimento da proposta do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER). Na sequência, descrevemos dois eventos da Comissão, para o ano de 2018, que foram lançados, dentro do encontro.

O I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário reunirá profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento será promovido, de modo conjunto, pelo Setor Universidades (CNBB) e Ministério Universidades Renovadas (GPP) e certificado pela PUC-Rio e UCSal. As inscrições serão abertas no dia 02/05 e se estenderão até o dia do evento, por meio de diferentes lotes, respeitando a capacidade da instituição PUC-Rio, que sediará o evento.

O segundo evento lançado foi o XII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários, promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) e Setor de Cultura da CNBB. O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, em São Paulo – SP, com o tema “A Igreja em Saída, a Vocação e o papel do líder empresarial: Perspectivas à Luz do Ano Nacional do Laicato”.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários