Entre os dias 6 e 8 de abril, no Centro Cultural Missionário, em Brasília – DF, aconteceu  a primeira reunião da Comissão de Sistematização do “Estudo 102 da CNBB: O Seguimento de Jesus e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário”. Na oportunidade, estiveram presentes o assessor do Setor Universidades da CNBB, Pe. Danilo Pinto, a gerente de pastoral e relações institucionais da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil – ANEC, Ir. Claudia Chesini,  o Prof  Fabrízio Catenassi, assessor teológico do projeto, Prof André Marino, representante do Movimento de Universidades Renovadas, Janderson Thayson, representante da comunidade universitária, Eneida Bonfim, membro da Equipe de Avaliação, Estatística Religiosa e Investigação Social do Setor Universidades da CNBB e o Prof Humberto Herrera, assessor metodológico do projeto.

A partir da conclusões do I Seminário da Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário, acontecido nos dias 03 e 04 de fevereiro deste ano, foi desenhada pelo grupo de trabalho a árvore revisada de capítulos e parágrafos do Estudo 102. A árvore de capítulos e parágrafos construída, a partir da conclusões do Seminário, será enriquecida pelas contribuições que estão chegando de diversas partes do país. Para o Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades, “o processo de revisão do Estudo 102 é uma forma de acolher e refletir as novas realidades que, hoje, fazem parte da ação evangelizadora no ambiente universitário, como os setores universitários das Comunidades Novas, formação de grupos evangelizadores inspirados na Piedade Popular, ações pastorais para os estudantes de Ensino à Distância, serviços de acolhida aos estudantes internacionais, entre outros”.

Metodologia de Trabalho

O processo colaborativo de revisão está sendo vivenciado em duas etapas:

  • No primeiro momento, todos são convidados a refletir sobre o Estudo 102 da CNBB e enriquecer o texto Contribuições do Seminário. As respostas às perguntas, contidas no final do texto, irão inspirar a construção da 1ª versão do Estudo 102 A.
  • No segundo momento, faremos nova consulta a todos os agentes pastorais, acerca da 1ª versão do Estudo 102 A. As novas contribuições permitirão construir a versão final do texto.

Duas equipes de trabalho estão contribuindo com este processo, quais sejam, as comissões de Sistematização e de Pareceres. Estas comissões contribuirão com a organização das informações, redação do texto e pareceres, a partir de áreas específicas do Ensino Superior e da ação evangelizadora, neste âmbito. Ao final deste processo, a versão final do texto será apresentada pelo presidente da comissão ao Conselho Permanente da CNBB.

Conclamamos a todos que desempenham a ação evangelizadora no âmbito do Ensino Superior que contribuam com o processo de revisão do Estudo 102 da CNBB. O materiais  podem ser encontrados nestes links: Carta Convite para participar do processo de revisão do Estudo 102 da CNBB e Contribuições do Seminário – CNBB. Ao fim do texto constam as perguntas que subsidiarão a redação do Estudo 102 A. As respostas ao questionário devem ser apresentadas até o dia 15 de abril de 2018, e devem ser enviadas para o e-mail [email protected] .

Motivação:

O projeto tem com objetivo geral atualizar as linhas gerais da ação evangelizadora no âmbito universitário à luz das Sagradas Escrituras, da Tradição e do Magistério da Igreja. O motivo deste projeto de revisão deve-se às inúmeras transformações porque passaram os cenários eclesiais e universitário, no país e no mundo, nos últimos cinco anos. O documento revisado pretende ser publicado no início do ano de 2019.

 

Tags: