Subsídio: Comunidade Universitária na CF 2018

A Igreja Católica inicia, com a Quarta-Feira de Cinzas, o tempo da Quaresma. Para vivenciar bem este tempo, a Igreja no Brasil propõe, a cada ano, a Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano de 2018, o tema da CF será “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vois sois todos irmãos” (Mt 23,8).

A CF 2018 propõe um esforço colaborativo de reflexão, discernimento e ação, que permita “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência” (Texto base da CF 2018). Para tanto, o Setor Universidades apresenta à Comunidade Universitária três roteiros de encontro que podem ser vivenciados ao longo do tempo litúrgico da Quaresma, e além dele. Os roteiros podem ser vivenciados por universitários, profissionais e professores de Ensino Superior.

O material teve a supervisão do Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades, e a coordenação executiva de Elisângela Dias (REPAM), e a redação de Prof Humberto Contreiras (Bagozzi), Marilson Simões (Faculdade Santa Tereza) e de Ismael Deyber (UFMG). O texto pode ser encontrado aqui: Setor Universidades e CF 2018

Os roteiros pretendem ajudar a comunidade universitária a refletir sobre o tema da violência e construção da cultura da paz, dentro e fora da universidade. A proposta utiliza a metodologia ver, julgar e agir, que será enriquecida por textos bíblicos, notícias, charges, músicas e vídeos. Conforme D. João Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, “que estas “trilhas de fraternidade” possam ajudá-lo no propósito de superação da violência e promoção da cultura da paz, a partir do testemunho de encontro com o Cristo Ressuscitado. À todos, uma feliz e santa Páscoa”.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *