Setor Universidades realiza I Seminário da Ação Evangelizadora no Ensino Superior

Nos dias 03 e 04 de fevereiro, os colaboradores do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário, em Brasília-DF, para participar do I Seminário da Ação Evangelizadora no Ensino Superior. O seminário propôs identificar as linhas pastorais e metodologia, que nortearão a revisão do Estudo 102 da CNBB, “O Seguimento de Jesus e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário”.

O seminário foi iniciado com a instalação da mesa de abertura, da qual fizeram parte Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação e Coadjutor da Arquidiocese Montes Claros, Pe. Danilo Pinto dos Santos, assessor do Setor Universidades, Prof David Lorenzo, Coord. do Curso de Direito da Universidade Católica do Salvador, Valcir Moraes, Coord. do Setor de Pastoral da PUC – Paraná, Vanessa Santos, acadêmica de Medicina da Universidade de Pernambuco. Na oportunidade, os integrantes da mesa falaram sobre o Estudo 102, a partir das suas atuações na comunidade universitária como professor, profissional e estudante de Ensino Superior.

Dentro da programação do encontro, foi apresentado aos participantes um retrato do Ensino Superior no Brasil, no ano de 2016, por Ismael Deyber, mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e coord. do Setor Universidades no Regional L2 da CNBB. Dom João Justino, bispo referencial do Setor Universidades, apresentou as referências eclesiais para atuação evangelizadora no âmbito do Ensino Superior. O Prof. Dr. Ricardo Mariz da Universidade Católica de Brasília e União Marista do Brasil, por sua vez, apresentou uma explanação sobre as trajetórias educacionais no Ensino Superior no país e atual cenário da educação.

Outra tônica do Seminário foi a construção, avaliação e aprovação da metodologia de revisão do Estudo 102, que será pensado à luz do magistério da Igreja e das novas vozes e fronteiras do atual contexto eclesial e educacional brasileiro. Para o Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades, “as mudanças acontecidas no cenário eclesial, com o Pontificado do Papa Francisco, e do Ensino Superior no Brasil, nos últimos anos, nos interpelam à uma revisão do material que apresenta os critérios de discernimento para a ação evangelizadora no país”.

Para viabilizar o desenvolvimento e execução dessa proposta foram instituídas duas comissões: a Comissão de Sistematização e a Comissão de Pareceres. A Comissão de Sistematização irá recolher as contribuições, sistematizar e redigir a proposta do texto. A Comissão de Pareceres irá apresentar uma nota técnica, a partir da realidade representada por seus membros (natureza das instituições, expressões eclesiais, atores das comunidades universitárias etc.) Além disto, foi elaborado um calendário de atividades, que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2018.

Vale ressaltar a importância da participação de todos os grupos, movimentos e pastorais vinculados ao Setor Universidades nesse processo. Esta participação poderá ser feita, através de instrumentos de consulta que serão disponibilizados no site, durante o processo de revisão.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *