Setor Universidades promove 12 extensões acadêmicas em dois anos.

Formação e articulação são as duas linhas de atuação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por meio dos setores das Comissões Episcopais, a CNBB realiza a formação das lideranças da Igreja no Brasil, a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora vigentes e temas pertinentes à especificidade das pastorais. O Setor Universidades da CNBB promoveu, no primeiro biênio de trabalho, 12 cursos de extensão acadêmica, num total de 202 horas/aula para 1.323 participantes. Os cursos são desenvolvidos através de uma parceria entre o Setor Universidades da CNBB e a Universidade Católica do Salvador.

Metodologia

Curso de Formação promovido pela Pastoral Universitária do Regional Leste 2Os cursos classificam as suas horas/aulas, a partir dos seguintes critérios: dois dias equivalem a 12h/a, os cursos de três dias 16h/a e os cursos de quatro dias 30h/a. Os cursos aconteceram em todas as regiões do país, nas cidades de Manaus- AM, Tubarão – SC, Salvador – BA, Belo Horizonte- MG, Rio de Janeiro – RJ e Campo Largo – PR entre outras. Os cursos realizados pelo Setor Universidades utilizam a seguinte proposta pedagógica: painéis de experiências positivas da ação evangelizadora no ambiente acadêmico, análise de cases de Pastoral Universitária, mesa-redonda, estudo de caso de Pastoral Universitária, análise de projetos, grupos de discussão simultâneos e palestras.

Conteúdo

Os cursos são desenvolvidos dentro de uma perspectiva de metodologia pastoral para a ação evangelizadora no contexto do Ensino Superior. Na parte de conteúdo apresentam cenário do do Ensino Superior no Brasil e políticas públicas de acesso e permanência, a identidade da presença cristã no âmbito universitário (eixos de espiritualidade, reflexão e socioeducativo), critérios de discernimento para ação evangelizadora no Ensino Superior (sinodalidade, gradualidade pastoral, subsidiariedade, imersão e interdisciplinaridade), aplicabilidade das encíclicas do Papa Francisco na prática pastoral e o Humanismo Cristão na contemporaneidade.

Público Alvo

À exceção das duas edições do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, que envolveram todos os membros da comunidade universitária, todas as outras atividades formativas do Setor Universidades são voltadas para coordenadores regionais e diocesanos de Pastoral Universitária e movimentos eclesiais, agentes de pastoral universitária das Instituições de Ensino Superior Católicas, professores de Ensino Superior e assistentes eclesiásticos.

“Este número de participantes significa um raio de alcance muito grande, tendo em conta que, o público das nossas atividades formativas não é o universitário de modo geral. O nosso público alvo são os coordenadores de grupos das diversas expressões eclesiais, que atuam nos diferentes âmbitos: IES, (arqui)dioceses e regionais. É através da formação e da capilaridade destas lideranças, que o público ampliado é mais alcançado”, reflete Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades.

Certificação

Todos os cursos foram certificados pela Pró-reitoria de Extensão Acadêmica e Ação Comunitária na Universidade Católica do Salvador, em Salvador – BA, a exceção do III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos que foi certificado pela Faculdade Castelo Branco, em Colatina- ES.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *