Setor Universidades no Regional N1 elege representantes para articulação

Na manhã do dia 09 de setembro de 2017, estiveram reunidos trinta e sete representantes da ação evangelizadora no ambiente universitário do regional N1, na Faculdade La Salle, em Manaus. Vindos de diversas dioceses dos estados do Amazonas e Roraima, os representantes estavam presentes na cidade, por ocasião do IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos.

No encontro, o assessor nacional do Setor Universidades da CNBB, Pe. Danilo Pinto, contextualizou o processo de articulação recente do regional N1, marcado pela realização de três encontros regionais, e pelo fortalecimento de algumas pastorais diocesanas e pelo surgimento de forças eclesiais empenhadas no anúncio de Cristo no âmbito do Ensino Superior. A reflexão foi enriquecida pela contribuição do Pe. Antônio Ronilson, assistente eclesiástico da Past. Universitária da Diocese de Roraima, que recuperou informações da Pastoral Universitária nos dois estados, entre os anos de 1964 e 1997.

Os estados do Amazonas e de Roraima contam atualmente com 33 Instituições de Ensino Superior. A região Norte constitui a quinta região do país, em número de IES. Pe. Silas Moesio, assistente eclesiástico da Past. Universitária da Arquidiocese de Manaus, recordou que “no Norte, não existem Instituições de Ensino Superior distribuídas em todo o território, mas uma concentração em alguns polos”. Durante a reflexão, Elisângela Dias, gerente de pastoral da ANEC, pontuou que “também é preciso estar atento aos movimentos universitários que existem nos estados do Amazonas e de Roraima, que existem em decorrência da formação de polos universitários, em determinados lugares”.

Para o Pe. Danilo Pinto, “em virtude de não existirem IES no território de todas as dioceses, a articulação do regional Norte1 obedecerá outro critério que atente para a concentração dos universitários em pólos e para o fluxo migratório dos estudantes, em direção à estes pólos”.

Na oportunidade, foram escolhidos como articuladores do Setor Universidades no regional N1, Janderson Tayson, coordenador da PU de Manaus, Pe. Ronilson Braga, assistente eclesiástico da PU de Roraima, e Aline Oliveira, coordenadora do Movimento Universidades Renovadas, no estado do Amazonas, representando a diversidade eclesial presente no ambiente universitário. Os articuladores eleitos estarão presentes na próxima Assembleia do Regional Norte 1 para apresentar um relatório da caminhada, uma vez que a Pastoral Universitária foi definida como uma das prioridades do regional para o quadriênio 2015 – 2019.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *