Setor Universidades inicia processo de revisão do Estudo 102. Saiba como participar!

Entre março e novembro de 2018, o Setor Universidades vivenciará o processo de revisão do Estudo 102 da CNBB, “O Seguimento de Jesus e a Ação Evangelizadora no Ambiente Universitário”. Para tanto, hoje, 15 de março, foi iniciado um caminho de escuta dos agentes pastorais das diversas expressões eclesiais, que atuam no âmbito universitário. O ponto de partida será o texto Contribuições do Seminário, produzido a partir das conclusões do I Seminário da Ação Evangelizadora no Ambiente Universitário da Igreja no Brasil.

O processo colaborativo de revisão será vivenciado em duas etapas:

  • No primeiro momento, todos são convidados a refletir sobre o Estudo 102 da CNBB e enriquecer o texto Contribuições do Seminário. As respostas às perguntas, contidas no final do texto, irão inspirar a construção da 1ª versão do Estudo 102 A.
  • No segundo momento, faremos nova consulta a todos os agentes pastorais, acerca da 1ª versão do Estudo 102 A. As novas contribuições permitirão construir a versão final do texto.

Duas equipes de trabalho também contribuirão com este processo, quais sejam, as comissões de Sistematização e de Pareceres. Estas comissões contribuirão com a organização das informações, redação do texto e pareceres, a partir de áreas específicas do Ensino Superior e da ação evangelizadora, neste âmbito. Ao final deste processo, a versão final do texto será apresentada pelo presidente da comissão ao Conselho Permanente da CNBB.

Conclamamos a todos que desempenham a ação evangelizadora no âmbito do Ensino Superior que contribuam com o processo de revisão do Estudo 102 da CNBB. O materiais  podem ser encontrados nestes links: Carta Convite para participar do processo de revisão do Estudo 102 da CNBB e Contribuições do Seminário – CNBB. Ao fim do texto constam as perguntas que subsidiarão a redação do Estudo 102 A. As respostas ao questionário devem ser apresentadas até o dia 15 de abril de 2018, e devem ser enviadas para o e-mail [email protected] .

O I Seminário da Ação Evangelizadora no Ensino Superior

Nos dias 03 e 04 de fevereiro, aconteceu o I Seminário da Ação Evangelizadora no Ensino Superior. Deste evento, participaram representantes dos quatro grandes dispositivos pastorais na universidade: Regionais da CNBB, Congregações e Movimentos Eclesiais, Instituições de Ensino Superior Católicas (ANEC) e Paróquias e Capelanias Universitárias. O encontro constatou que o Estudo 102, “O Seguimento de Jesus e Ação Evangelizadora no Ensino Superior”, necessita ser atualizado. O aprofundamento deve-se às inúmeras transformações porque passaram os cenários eclesiais e universitário, no país e no mundo, nos últimos cinco anos.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *