Segunda reunião preparatória do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário aconteceu em Salvador-Ba

No dia 02 de abril, aconteceu a segunda reunião de alinhamento do I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário, com representantes da Universidade Católica do Salvador, na capital baiana. O Congresso reunirá profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento será promovido, de modo conjunto, pelo Setor Universidades (CNBB) e Ministério Universidades Renovadas (GPP) e certificado pela PUC-Rio e UCSal.

A reunião aconteceu para  definição dos termos de cooperação da UCSal com o Setor Universidades e o GPP, identificação de nomes para o Comitê Científico, logística das inscrições e evento, revisão da programação do congresso, entre outros assuntos. Participaram da reunião de alinhamento o Pe. Danilo Pinto (UCSal), assessor do Setor Universidades da CNBB, o Prof Tiago Paulino (CEFET-MG), coordenador geral do Congresso, Profa. Eliana Brito, pró-reitora de Extensão Acadêmica e Ação Comunitária, o Prof David Lorenzo, coord. do Curso de Direito e Prof Sumaia Midlej, coordenadora diocesana da Pastoral Universitária, Profa Léa Andrade, os três últimos da UCSal. Para o Pe. Danilo Pinto, “o know how da Pró-Reitoria de Extensão Acadêmica e Ação Comunitária da UCSal, na organização de congressos nacionais e internacionais, ajudará bastante a equipe de organização do Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência”.

Instituições Certificadores

O Congresso será certificado por duas Instituições de Ensino Superior, quais sejam, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Católica do Salvador. A PUC-Rio oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, 30 programas de mestrado e doutorado e diversas especializações latu sensu. A UCSal, também de longa experiência, oferece 32 cursos de graduação, 37 especializações latu sensu e 4 programas de mestrado e doutorado.

Inscrições para o Congresso

A submissão dos trabalhos acontecerá entre os dias 02/05 e 15/06. As inscrições serão abertas no mesmo dia de abertura da submissão dos trabalhos, 02/05, e se estenderão até o dia do evento, por meio de diferentes lotes, respeitando a capacidade da instituição que sediará o evento.

Motivação

Após 10 anos de trabalho do Setor Universidades e 25 anos de trabalho do Ministério Universidades Renovadas, observou-se a necessidade de iniciar na Igreja no Brasil um acompanhamento pastoral, mais amplo e sistemático, na vida dos jovens profissionais, que saíram dos quadros das comunidades cristãs, formadas no ambiente universitário, mas que permanecem na dinâmica acadêmica, em virtude da verticalização do Ensino Superior, através das pós-graduações stricto sensu e latu senso.

Este apelo também surge com o propósito de repensar as profissões e campos de atuação à luz do Humanismo Cristão ou Humanismo Solidário, bem como, de lançar as bases técnico-cientificas de “uma sociedade digna do homem”. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, p. 322).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *