Roda de Conversa “Fé e Ciência” foi promovida pela Pastoral Universitária na UFBA

Foi realizada na última terça-feira, 08 de maio, a primeira Roda de Conversa promovida pelo Núcleo UFBA da Pastoral Universitária de Salvador, no Auditório João Gonçalves, PAF I (Universidade Federal da Bahia).

O evento, que teve como tema “Ciência e Fé”, contou com a participação dos docentes Gilberto Cafezeiro (Instituto de Biologia da UFBA) e Sérgio Guerreiro (Instituto de Física da UFBA), além do discente Silas Oliveira (Instituto de Geologia). Foram discutidos temas tocantes às relações entre fé e ciência, contextualizados com a realidade e o âmbito de atuação da Pastoral Universitária.

O prof. Gilberto Cafezeiro fez uma exposição sobre o enlaçamento essencial entre ciência e fé, que são parte do saber, do agir e do ser humano. Em seguida, o prof. Sérgio Guerreiro falou sobre a crise da ciência, e demonstrou como esta é consequência da atual crise da razão humana que não mais quer se submeter à virtude e à busca pela verdade. O estudante Silas Oliveira, além de mediar a mesa, fez uma abordagem sobre o mútuo enriquecimento histórico na relação entre ciência e fé, citando quão necessário foram a Igreja e os homens de fé no desenvolvimento da ciência e por consequência, da sociedade.

As colocações foram intercaladas com apresentações musicais com canções da MPB, proporcionando o aprofundamento dos temas tratados a partir da reflexão pela arte. O evento contou também com um espaço para interação entre o público e os expositores, com considerações e perguntas, o que proporcionou a ampla participação da plateia. O evento foi finalizado com um lanche oferecido pela Pastoral Universitária, que oportunizou a continuidade das discussões alegres e vivas entre os participantes.

Texto: Emanuel Souto e Silas Oliveira (Pastoral Universitária Núcleo UFBA)

Fotos: Taciane Barros (Pastoral Universitária)

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *