PU de Salvador promove Caritativa

A Pastoral Universitária da Arquidiocese de Salvador realizou no último sábado, 07 de julho, a ação social Caritativa, atividade vinculada ao eixo socioeducativo da PU.

Para essa edição da Caritativa foi escolhida a Organização do Auxílio Fraterno – OAF, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Atualmente aproximadamente 65 crianças e adolescentes são assistidos pela instituição, enquanto aguardam decisão judicial acerca de colocação em famílias substitutas.

Para que a ação social fosse planejada a coordenação da PU realizou uma visita prévia a OAF, que teve como objetivo conhecer mais de perto a instituição e identificar as suas necessidades. Ao longo do semestre os membros dos grupos de Pastoral Universitária articulados na UFBA, UCSAL, IFBA e UNEB uniram esforços para recolher doações e prover as necessidades da OAF e dos seus assistidos.

A visita a Organização de Auxílio Fraterno também contou com um momento de convivência com as crianças e adolescentes, que participaram de atividades lúdicas.

 

Sobre a Organização do Auxílio Fraterno – OAF.

Fundada no dia 12 de outubro de 1958 pela Dra. Dalva de Mattos, a Organização do Auxílio Fraterno teve como marco inicial a fundação da Escola Nossa de Nazaré. Inicialmente a instituição se dedicou ao acolhimento de mães solteiras, posteriormente ampliando as suas ações para abrigar crianças.

O projeto foi concebido após a Dra. Dalva de Mattos ter sido convidada para trabalhar no juizado de menores, no final da década de 1940, tendo ali presenciado cenas e relatos de abusos a crianças e adolescentes. Dessa experiência nasceu o desejo de iniciar um projeto amparado nos princípios da fé e do amor ao próximo.

Texto: Taciane Barros, com informações da OAF

Fotos: Ana Luiz Brasileiro e Emanuel Souto – PU Salvador.

Nota: Por orientação recebida dos dirigentes da OAF não foram divulgadas imagens das crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *