Programa Missão País é lançado em Manaus

No dia 09 de setembro, às 11h, na Faculdade La Salle, na cidade de Manaus, foi lançado o Programa Missão País. O lançamento do programa integrou a grade do IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos. O Programa Missão País é um projeto Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, em parceria com Instituições de Ensino Superior Católicas e expressões eclesiais da Igreja no Brasil que atuam em âmbito universitário.

O Programa Missão País objetiva promover as diversas experiências missionárias no âmbito universitário do país, para o testemunho de Cristo Ressuscitado e a transformação social das realidades. A ideia foi inspirada em experiências de missão com universitários, que já acontecem em alguns países como Chile, Colômbia e Portugal. O lançamento do programa marca a conclusão da primeira etapa deste grande projeto.

Segundo Valcir Moraes, coordenador de Pastoral da PUC-PR e um dos coordenadores do programa, “Ao compreender que nosso país é multicultural, compreendemos que as experiências missionárias também são diversas. Sendo assim, nesta primeira etapa do programa o objetivo é gerar um mapa das experiências missionárias no âmbito universitário presentes no país (e daquelas que ainda não saíram do papel), bem como diagnosticar quais são os principais desafios enfrentados pelas equipes que planejam, executam e avaliam tais projetos”.

A segunda etapa, que está prevista para início de 2018, terá como meta oferecer formação pastoral para estas experiências já existentes, bem como colaborar com a construção de novas propostas. Para o Pe. Danilo Pinto, assessor nacional do Setor Universidades da CNBB, “o Programa Missão País é apresentado à Igreja no Brasil num contexto muito especial, a comemoração dos dez anos do Setor Universidades na CNBB, criado em 2007. O programa serv irá para colocar a comunidade cristã universitária numa perspectiva de Igreja em saída, como nos convida o Papa Francisco”.

Em meio aos participantes do IV EBRUC, a equipe responsável pelo programa recordou que como motivação primeira está a esperança de que “o reconhecimento prático da unidade orgânica e da diversidade de funções assegurará maior vitalidade missionária e será sinal e instrumento de reconciliação e paz para nossos povos. Cada comunidade é chamada a descobrir e integrar os talentos escondidos e silenciosos que o Espírito presenteia aos fiéis” (Documento de Aparecida, n. 162).

 

 

Os interessados devem acessar o link: https://goo.gl/forms/y0aUsye3hAj9Ngr43 e:

  1. cadastrar a experiência missionária da qual é participante e/ou responsável ou
  2. cadastrar a proposta missionária planejada, mas que ainda não foi realizada.

Caso surjam dúvidas a respeito de como participar do programa, é possível dialogar com a equipe pelo e-mail [email protected]. O Programa Missão País é coordenado por Valcir Moraes, citado acima, e Caroline Zanon, do Ministério Universidades Renovadas.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *