Dom João Justino, Presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, é o novo arcebispo de Montes Claros (MG).

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, foi nomeado na manhã de hoje, 21 de novembro, arcebispo da Arquidiocese de Montes Claros (MG) pelo Papa Francisco, após a aceitação do pedido de renúncia ao governo pastoral apresentado por dom José Alberto Moura, por motivo de idade.

Nomeado arcebispo coadjutor em maio de 2017, Dom João Justino é terceiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros, composta por 64 paróquias, presentes nos 40 municípios que compõem a Arquidiocese.

Em mensagem ao povo da Arquidiocese de Montes Claros Dom João Justino manifestou gratidão a Dom José Alberto Moura pelos quase quatorze anos de dedicação ao governo pastoral da igreja particular de Montes Claros, “não medindo nenhum esforço para visitar as paróquias e comunidades, percorrendo de norte a sul, de leste a oeste, esta extensa Arquidiocese”.

“Como tenho feito desde que aqui cheguei, quero continuar próximo de todos e ser atento servidor de todos. Reconheço o grande potencial evangelizador da Igreja de Montes Claros, a riqueza de sua história mais que centenária e os desafios do tempo presente”, afirmou Dom João Justino na mensagem.

Dom João Justino de Medeiros Silva.

Nascido em 22 de dezembro de 1966, Dom João Justino é natural de Juiz de Fora (MG), onde foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992. Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 21 de dezembro de 2011, e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2012.

Atualmente, é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação do regional Leste 2 da CNBB.

Em março de 2016, foi escolhido como membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e se tornou responsável pelas pastorais de Universidades no Cone Sul.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *