Participe do Projeto Milhas de Esperança, que ajuda Refugiados Venezuelanos a recomeçarem as suas vidas no Brasil.

O Projeto Milhas de Esperança tem a finalidade de ajudar refugiados venezuelanos à recomeçarem as suas vidas no Brasil. A proposta é uma iniciativa do Setor Universidades da CNBB, em parceria com o Instituto Humana / ABAN, Juiz de Fora-MG, e a Pastoral Universitária da Diocese de Roraima. Na sequência, você pode acompanhar mais detalhes da iniciativa.

Base do projeto
A base deste projeto é o Projeto Gruta de Belém, da entidade Associação dos Amigos – ABAN, que existe na cidade de Juiz de Fora – MG. Ele acolhe e acompanha imigrantes e refugiados no processo de recomeço da vida no Brasil. Possui uma estrutura para acolher cerca de 20 pessoas e acompanhá-las por uma media de 4 meses dando suporte na regularização da documentação, atualização da língua, inserção na cultura brasileira, no mercado de trabalho. Após estar empregada a pessoa recebe suporte para montar uma casa e caminha de forma autônoma.

A situação de Boa Vista
Um dos desafios dos imigrantes Venezuelanos ao chegar no Brasil, especificamente na cidade de Boa Vista – RR é a saturação local pelo excesso de imigrantes. Diante dos desafios humanitários na cidade de Boa Vista foi feita uma parceria com o Projeto Gruta de Belém e a cada mês são abertas três vagas para Venezuelanos. Desta forma, a Pastoral Universitária de Roraima assumiu a missão de acompanhar, entrevistar, selecionar e encaminhar para Juiz de Fora os Venezuelanos que tenham desejo e perfil de recomeçar a vida em Minas Gerais.

Necessidade de apoio
O desafio da interiorização para outros estados é o transporte, pois devido as distancias ele tem que ser aéreo. Para que os imigrantes cheguem na casa de apoio em Juiz de Fora – MG tem que voar de Boa Vista ao Rio de janeiro. O desafio do projeto é comprar as passagens para os selecionados à vagas da casa.

Como participar
A proposta é doar milhas ou pontos do cartão para o transporte de imigrantes. Estas milhas/pontos serão transferidas para o responsável pela compra das passagens que operacionalizará o processo. Após a efetivação a pessoa recebe um micro relatório comprovando o impacto de seu apoio.

Contato: [email protected]

Prof Renato Lopes: (032) 99132-5205

Sérgio Gonçalves: (032) 99958-1495

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *