Missão Universitária Ir. Henri Vergès da PUCPR chega à sua 10ª edição

Entre os dias 08 e 14 de julho mais de 100 estudantes da PUCPR, provenientes dos campi Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, viverão a experiência da Missão Universitária Ir. Henri Vergès que é proposta pela Pastoral PUCPR. Em sua 10ª edição, as cidades sedes serão a Lapa, Palmas, Turvo e Nova Tebas.

Desde Dourados – MS, que aconteceu em 2009, este projeto já visitou 17 municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Em cada uma destas cidades, esses estudantes testemunharam com suas próprias vidas que é possível realizar aquilo que viveu o patrono deste projeto, o irmão Marista Henri Vergès: “Doar-me totalmente ao que me é concedido viver aqui e agora”.

A Pastoral PUCPR neste ano tem se dedicado a trabalhar com os estudantes sob três horizontes, são eles: Sentido de Vida, Cultura de Paz e Democracia e Justiça Social. Tais horizontes, com suas realidades de fronteira, inspiram estes estudantes, agora missionários, a responder ao convite de sermos uma “Igreja em saída missionária” (Evangelii Gaudium, n. 20, 24), como escreve o Papa Francisco.

Em cada uma das cidades que recebe o projeto, os estudantes realizam inúmeras oficinas com temáticas variadas. A proposta é construída a partir de cada realidade e atende aos apelos das comunidades. Nesta oportunidade, os futuros profissionais precisam se esforçar para colocar em prática aquilo que a academia os está ensinando. Porém, eles logo percebem que só isso não basta, pois a vida reclama outro saber que é igualmente importante: eles descobrem que para ir ao encontro do outro é preciso amar.

Sob o lema “Uma missão de amor e solidariedade”, estes estudantes se aventuram a buscar formação para além da sala de aula. Apesar do frio e da semana de férias “perdida”, os estudantes missionários da PUCPR nos inspiram a transcender a ideia de que basta um diploma para ser um bom profissional e também recordam a todos do potencial transformador que a universidade possui.

Valcir Moraes

Observatório de Evangelização PUCPR

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *