Manaus acolhe o maior encontro de Universitários Cristãos do Brasil

Entre os dias 7 e 10 de setembro, a Faculdade La Salle da capital amazonense foi o palco de encontro de universitários, professores e colaboradores de instituições de ensino superior, bem como pastoralistas, padres, religiosas/religiosos e membros de grupos que desenvolvem alguma atividade com vistas a Evangelização no âmbito da universidade.

Durante os dias do Encontro, os presentes tiveram a oportunidade de participar de atividades diversas, que contemplaram os três eixos de atuação do Setor Universidades, a saber, Espiritualidade, Reflexão e Socioeducativo.

Esta edição do Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos(EBRUC) é um tanto celebrada, como marco de um amadurecimento do evento. Pela primeira vez contou-se com a presença de palestrantes estrangeiros, com destaque para a conferência principal, onde a Professora Agnese Varsalona da Università Cattolica del Sacro Cuore – em Milão, tratou do desafio de ser “Presença Cristã na Universidade: Identidade, Pluralidade e Diálogo”. A grande variedade de formação e instituições de origem (estaduais, federais e privadas) dos 25 palestrantes (professores e estudantes universitários) que atuaram enquanto interlocutores nas mesas de discussão sobre a temática maior e sobre os eixos, assim como nos grupos de discussão simultânea( Cultura, Ecologia, Educação e Política) e oficinas. Os participantes ainda apresentaram pôsteres com experiências bem sucedidas enquanto pastoral universitária.

Padre Danilo Pinto, assessor nacional do Setor Universidades, destacou:


“O IV EBRUC é um retrato da metodologia sinodal utilizada no Setor Universidades da CNBB, neste quadriênio. Foi muito bonito testemunhar o Ministério Universidades Renovadas da RCC, a Pastoral da Juventude, Comunidade de Vida Cristã dos inacianos, Pastoral Universitária e membros de Comunidades Novas, trabalhando de modo conjunto e em espírito de comunhão eclesial”. – Pe. Danilo Pinto dos Santos


Além da indispensável celebração eucarística diária, onde destaca-se a presença de muitos sacerdotes assessores de Pastoral Universitária e dos Bispos, Dom Sérgio Castriani – Arquidiocese de Manaus e Dom João Justino. Foi o IV EBRUC, também espaço de experienciar dinâmicas diferentes de espiritualidade, que são adotadas por nossos atores no dia a dia. Como  o “Ofício Divino da Juventude” e a “Oração de Taizé”. Ademais, outra novidade nesta edição, os participantes tiveram a chance de uma tarde de vivência missionária, em quatro cenas: indígena, ribeirinha, urbana e rural.

Durante estes quatro dias, mais de 300 pessoas vindas de onze dos dezoito regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB), de sete países diferentes (Alemanha, Bolívia, Brasil, Filipinas, Guiana Inglesa, Itália e Venezuela), estiveram partilhando da vida, dos desafios e alegrias de ser Presença Cristã na Universidade. Como bem destacou Dom João Justino de Medeiros – presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, da qual o Setor Universidades faz parte.


O IV EBRUC representou um passo mais amadurecido para a ação evangelizadora nos ambientes universitários, tanto por ter sido realizado na Amazônia quanto pela representatividade e qualidade da participação e das reflexões – Dom João Justino


Beneficiando-se dessa presença expressiva, representantes dos Regionais, realizaram encontros de articulação na manhã do dia 09 de setembro. Onde refletiram sobre as estratégias já desenvolvidas pela Pastoral Universitária em seu regional, bem como apontaram novas ações que podem ser adotadas para contribuir com a articulação da PU nos regionais.

Ao encerrar as atividades acadêmicas e de espiritualidade, os participantes eram convidados a acompanhar apresentações culturais, onde podiam saber sobre a história e vida deste território tão característico que é a Amazônia, e mesmo arriscar-se em aprender alguns passos das tradicionais danças folclóricas.

Aproveitando da oportunidade de realização do EBRUC, na tarde de sexta-feira( 08/09), foi lançado durante o grupo de discussão simultânea em Educação, o livro “Pensando o Brasil: Educação” – Edições CNBB. Já na manhã do sábado(09/09), aconteceu o lançamento oficial do Programa Missão País e do novo portal de notícias do Setor Universidades. O IV EBRUC foi certificado como extensão acadêmica de 30h/a pela Universidade Católica de Salvador.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *