Intercâmbio Pastoral é realizado pelas Pastorais Universitária de Salvador e Itapeva

Entre os dias 25 e 30 de outubro a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Salvador recebeu a visita da Irmã Silmara Bueno, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, e do jovem Igor Simão, acadêmico de Medicina Veterinária, ambos da Diocese de Itapeva, interior de São Paulo, para uma experiência de intercâmbio pastoral.
O intercâmbio pastoral, projeto nascido de uma parceria entre a PU de Salvador e a Diocese de Itapeva, teve por objetivo auxiliar o processo de implantação da Pastoral de Universitária na referida Diocese, em cuja cidade estão presentes duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT e a Universidade Estadual Paulista – UNESP. Para a consecução do objetivo do projeto foram apresentados aos intercambistas, a partir da experiência consolidada pela Arquidiocese de Salvador de evangelização no ambiente universitário, o planejamento, as estratégias e ações pastorais desenvolvidas pela PU no âmbito das instituições de ensino superior presentes na capital baiana.
Além disso, durante os seis dias de intercâmbio os dois membros da Pastoral Universitária de Itapeva tiveram a oportunidade de conhecer o histórico da ação evangelizadora no contexto universitário em Salvador e assim entender a atual configuração da Pastoral Universitária de Salvador e da sua coordenação. O intercâmbio contou também com visitas a Universidade do Estado da Bahia, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Católica do Salvador, a Faculdade Social da Bahia e ao Instituto Federal da Bahia, instituições de ensino que contam com a presença de grupos de base.
Durante as visitas os intercambistas conheceram a realidade de cada grupo e dos contextos em que estão inseridos, ouviram dos membros da PU quais são os desafios e as dificuldades encontrados no cotidiano de cada um deles, mas também partilharam sobre quais são as estratégias utilizadas para tornar possível a evangelização num espaço plural e por vezes tão hostil a fé. Os membros da PU de Itapeva também participaram de algumas atividades proposta pela PU Salvador, a exemplo da Celebração Eucarística com a comunidade cristã universitária na UNEB, os Encontros de Intervalo na UFBA e no IFBA, e o Night Fever na UCSAL, para que vissem, de forma prática, como se dá a presença e atuação da Pastoral Universitária em Salvador.
Na Faculdade Social da Bahia os intercambistas foram recebidos pela diretora geral da instituição, Irmã Margareth Passos, pelo diretor espiritual, Padre Eliomar Gomes e pela assistente de pastoral, Sazana Martins, que apresentou as instalações da instituição e quais são as atividades realizadas pela Pastoral Universitária da FSBA.
Para o estudante Igor Simões “foi uma experiência maravilhosa para nós que estamos prestes a iniciar nossos trabalhos da Pastoral Universitária na nossa diocese. Ficamos muito motivados e animados para trabalharmos e trilharmos esse caminho de trabalho pastoral dentro da universidade, e como a própria Palavra de Deus nos fala, a messe é grande e os operários são poucos, mas jamais podemos desanimar”.
Para encerrar o intercâmbio foi realizado um encontro com a equipe de coordenação ampliada da Pastoral Universitária, que é composta pela coordenação arquidiocesana e pelos representantes dos grupos de base. Neste encontro houve uma partilha sobre a trajetória da PU em Salvador e sobre os caminhos percorridos até se chegar à configuração atual. Foi também uma oportunidade para que os intercambistas apresentassem os passos que já foram dados para a articulação da Pastoral Universitária em Itapeva, que já conta com a presença de um grupo composto por estudantes e professores das duas instituições de ensino presentes na cidade, bem como para esclarecerem as suas dúvidas sobre a composição da coordenação ampliada e as suas atribuições.
“Foi uma experiência enriquecedora para os dois lados, e não apenas para a PU de Itapeva, que por meio dos dois representantes enviados para o intercâmbio conheceram o trabalho que realizamos em Salvador e buscaram inspiração para as ações que serão implantadas na Diocese. Ficamos extremamente agradecidos a Diocese de Itapeva, na pessoa do seu bispo diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, pela confiança no trabalho da Pastoral Universitária de Salvador, por terem nos escolhido para essa parceria, e agora estamos na expectativa da continuidade desse intercâmbio, pois pretendemos ir à Itapeva e acompanhar os passos que eles darão a partir de agora, certamente farão um trabalho muito bonito”, afirmou uma das coordenadoras da PU de Salvador, Taciane Barros.
Uma segunda etapa será realizada, desta vez com a ida de membros da Pastoral Universitária de Salvador a Itapeva, para conhecer as ações desenvolvidas após o intercâmbio.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *