Integrante do Setor Universidades faz experiência de intercâmbio em Taizé.

No último dia 03 de julho, o jovem Janderson Thayson da Silva, membro a Pastoral Universitária de Manaus e do Setor  Universidades do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, partiu pra um período de intercâmbio na Comunidade de Irmãos de Taizé, na França, lugar que promove encontro de jovens e adultos oriundos de diversos países, a partir de uma espiritualidade que promove o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

“Amor e Confiança” é o que a Comunidade de Taizé busca promover para todos que por um período fazem desse lugar sua morada e sua atuação como Igreja. Segundo Janderson Thayson, essa foi a primeira frase que ouviu sobre o que a Comunidade buscava ser.

A Comunidade de Taizé foi fundada pelo Irmão Roger Schutz, que sonhou em ter uma comunidade onde os adultos pudessem confiar e deixar que os jovens vivessem em comunidade e promovessem esse amor por sua comunidade. A cada semana milhares de jovens vindos de vários países do mundo vão a esse lugar pra aprender, estudar, trabalhar e rezar a vida. Por semana a Comunidade de Taizé acolhe entre 3 a 10 mil pessoas.

Taizé foi o lugar que inspirou a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, através da sua Jornada da Confiança de jovens da Europa, que reúne cristãos e pessoas de diversas confissões e religiões, o que inspirou o ecumenismo do Concílio Vaticano II.

“Tudo aqui nos encanta e nos faz sentir bem. Os estudos, os trabalhos, as orações e as pessoas. Taizé realmente é uma igreja jovem e que devemos buscar transmitir o que aprendemos aqui as pessoas dos quais temos nossa atuação Pastoral”, afirma Janderson Thayson.

Há alguns anos o Setor Universidades da CNBB envia jovens a Taizé, sempre de uma região diferente do país, com o objetivo de quando esses jovens retornem ao Brasil ofereçam uma contribuição com a ação pastoral no âmbito universitário, a partir da espiritualidade da Comunidade de Taizé.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *