I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência é lançado na 56ª Assembleia da CNBB

No dia 19 de abril, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, em Aparecida do Norte-SP, na reunião dos Bispos de Educação e Cultura, no contexto da 56ª Assembleia Geral dos Bispos dos Brasil, foi lançado o I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. Estiveram no lançamento do Congresso: D. Justino de Medeiros Silva, arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão, D. Paulo Romão, bispo referencial para o Setor Universidades no Regional L1, Pe. Danilo Pinto (UCSal), assessor do Setor Universidades, todos os outros assessores e bispos da comissão, além dos bispos referenciais para Cultura e Educação do país.

O Congresso reunirá profissionais representantes das diferentes áreas de conhecimento e professores de Ensino Superior de todo o Brasil, a fim de refletir acerca da aplicabilidade do Ensino Social da Igreja nas áreas de conhecimento, definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento será promovido, de modo conjunto, pelo Setor Universidades (CNBB) e Ministério Universidades Renovadas (GPP) e certificado pela PUC-Rio e UCSal. Segundo D. João Justino, bispo referencial para o Setor Universidades, “testemunhado um bonito trabalho dos jovens que, outrora, desenvolveram a ação evangelizadora no âmbito universitário, e, agora, de modo comprometido, procuram fecundar as suas áreas de conhecimento, através da aplicação do Ensino Social da Igreja”.

Na oportunidade, o Pe. Danilo Pinto apresentou a proposta do Congresso aos bispos presentes, bem como a sua metodologia, cronograma e programação. Para o assessor, “O Congresso será, em só tempo, o início dos trabalhos do Setor Universidades com o público dos egressos, que continua inserido no Ensino Superior através das pós-graduações latu e stricto sensu, e o significativo gesto da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, junto aos cristãos leigos e leigas, no Ano do Laicato”.

 

Instituições Certificadores

O Congresso será certificado por duas Instituições de Ensino Superior, quais sejam, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Católica do Salvador. A PUC-Rio oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, 30 programas de mestrado e doutorado e diversas especializações latu sensu. A UCSal, também de longa experiência, oferece 32 cursos de graduação, 37 especializações latu sensu e 4 programas de mestrado e doutorado.

Inscrições para o Congresso

A submissão dos trabalhos acontecerá entre os dias 02/05 e 15/06. As inscrições serão abertas no mesmo dia de abertura da submissão dos trabalhos, 02/05, e se estenderão até o dia do evento, por meio de diferentes lotes, respeitando a capacidade da instituição que sediará o evento.

Metodologia

A metodologia do Congresso consistirá na utilização doss seguintes recursos pedagógicos: conferência principal, mesa temática, painel de experiências bem-sucedidas no campo do Humanismo Solidário, sessão de pôsteres e palestras plenárias. Os trabalhos serão avaliados e a aprovação será publicada pelo Comitê Científico do Congresso.

Motivação

Após 10 anos de trabalho do Setor Universidades e 25 anos de trabalho do Ministério Universidades Renovadas, observou-se a necessidade de iniciar na Igreja no Brasil um acompanhamento pastoral, mais amplo e sistemático, na vida dos jovens profissionais, que saíram dos quadros das comunidades cristãs, formadas no ambiente universitário, mas que permanecem na dinâmica acadêmica, em virtude da verticalização do Ensino Superior, através das pós-graduações stricto sensu e latu senso. Este apelo também surge com o propósito de repensar as profissões e campos de atuação à luz do Humanismo Cristão ou Humanismo Solidário, bem como, de lançar as bases técnico-cientificas de “uma sociedade digna do homem”. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, p. 322).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *