Guia para o trabalho com estudantes internacionais é publicado pelo Setor Universidades da CNBB.

Foi lançado na primeira semana de abril, pelas Edições CNBB, o Guia para o serviço de acolhida aos Estudantes Internacionais, material elaborado pelo Núcleo dos Estudantes Internacionais, uma parceria entre o Setor Universidades e o Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A proposta do Guia foi pensada a partir da experiência iniciada pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Salvador que, para proporcionar a acolhida integral aos estudantes internacionais, entendeu como necessário fundamentar as ações do serviço de acolhida em quatro eixos: humano-afetivo, cultural, espiritual e sócio-jurídico.

Ao longo do processo de elaboração, o Guia foi enriquecido com elementos recolhidos a partir das experiências de acolhida realizadas em outros lugares do país, por grupos de Pastoral Universitária, de Pastoral do Migrante e, ainda, iniciativas promovidas por instituições de ensino superior, e que passaram a integrar o Núcleo dos Estudantes Internacionais.

Não tendo a pretensão de abordar a complexidade do fenômeno migratório e do refúgio no Brasil e no mundo, o Guia tem com objetivo a apresentação de critérios e indicações práticas para a criação do Serviço de Acolhida aos Estudantes Internacionais, com a proposição de modalidades de atuação, a partir de variados contextos. Para o Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB, “o livro publicado, ao final do quadriênio de trabalho (2015.2 – 2019.1), constitui um marco na história do Setor Universidades, uma vez que, marca o começo das publicações do organismo com as minorias presentes no Ensino Superior do Brasil. O próximo passo contemplará os estudantes universitários com necessidades especiais”.

O Guia pode ser adquirido através do site das Edições CNBB: https://www.edicoescnbb.com.br/guia-para-o-servico-de-acolhida-aos-estudantes-internacionais

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *