Grupo de extensão interdisciplinar Educação Ambiental e Justiça Social implanta projeto do Seminário de Quixadá-CE

No dia 9 de maio, o grupo de extensão interdisciplinar EAJS (Educação Ambiental e Justiça Social) realizou uma visita ao seminário diocesano de Quixadá, onde apresentamos o projeto de coleta de resíduos sólidos a ser implantado pioneiramente no seminário.

O projeto de coleta de resíduos sólidos para o seminário busca tornar-se uma alternativa sustentável para a destinação de parte do lixo do local, procurando fazer com que este ganhe outra finalidade, sendo reciclado, combatendo a lógica de descarte comum do lixo. A iniciativa busca tornar a prática de defesa e conservação do meio ambiente mais forte, seguindo o pensamento do Papa Francisco de cuidarmos de nossa “casa comum” para que tenhamos um maior equilíbrio com a natureza, melhorando nosso planeta, deixando nossa contribuição para as futuras gerações ameaçadas pela lógica de desenvolvimento dominante que extrai da natureza sem preocupar-se com sua preservação.

O projeto foi muito bem recepcionado pelos seminaristas e pelo coordenador do seminário padre Francisco, o próximo passo será a implantação dos coletores de lixo no local e a forma que utilizaremos para dar um fim social aquilo que muitos acham que não tem valor.

São iniciativas como essas que nos trazem esperança de nossa geração alçar voo e superar os problemas enfrentados pelo nosso mundo. Seguindo os ensinamentos de Cristo e do Papa Francisco – muito bem apresentados na encíclica Laudato Si – buscamos na Educação Ambiental e na Justiça Social cumprir nosso papel enquanto cristãos de cuidar de nossa “casa comum” para que tenhamos uma vida onde a comunhão entre o homem e a natureza prevaleça.

O projeto de coleta de resíduos sólidos no seminário diocesano de Quixadá é uma semente de amor e responsabilidade social. Como toda semente deve receber o compromisso e o cuidado necessário para tornar-se planta e dê frutos. É nessa direção que caminhamos para termos um município, um estado e um país comprometido com o respeito ao meio ambiente, e que desses exemplos brotarão um novo amanhecer do povo e da natureza em aliança de vida, respeito e paz.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *