Falecimento do Padre Marcos Sandrini, articulador da Comissão para Cultura e Educação no Regional S3 da CNBB

Faleceu na tarde de terça-feira (23/10/2018), em Porto Alegre, o padre Marcos Sandrini, natural de Braço do Norte – SC e membro à Congregação de Dom Bosco. Ele tinha 71 anos e morreu por volta das 16h30, vítima de um câncer.

Padre Marcos Sandrini era formado em Letras/Francês e Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP), também era bacharel e mestre em Teologia pela Università Pontificia Salesiana de Roma (Itália) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Também foi o idealizador e fundador da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e provincial dos Salesianos do Sul do Brasil.

Fiel ao carisma de sua Congregação, padre Marcos Sandrini trabalhou com crianças, adolescentes e jovens. Educador de primeira grandeza, dedicou-se a então AEC (Associação de Educação Católica) da qual foi presidente no RS, e, nos últimos tempos, à Pastoral da Educação e a articulação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação no Regional Sul 3 (RS).

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro participou do 19º Encontro Nacional da Pastoral da Educação no Rio de Janeiro. Na ocasião proferiu a palestra: “O atual cenário da Educação Brasileira e as perspectivas para a Pastoral da Educação”. Junto aos Setores Educação e Ensino Religioso da CNBB colaborava em grupos de trabalho/reflexão.

Padre Marcos também é autor de diversos artigos e dos livros ‘Para sempre, o compromisso ético do educador’, ‘Religiosidade e educação no contexto da pós-modernidade’ e ‘As origens gregas da filosofia ocidental”, sendo o mais recente intitulado “Dom Bosco: um presente de Deus para as juventudes!”. Também foi professor de Filosofia da PUC/RS e da Faculdade Dom Bosco e ministrava palestras sobre ‘O mundo dos jovens’, ‘Religiosidade e educação’ e ‘Novas gerações’.

Agradecemos o dom da vida de Pe. Marcos Sandrini que tanto colaborou com a educação, promoção da juventude e pastoral. Sua presença entre nós foi preciosa e edificante. Que ele seja acolhido entre os eleitos e nos braços de Cristo Mestre mereça conviver na eternidade com São João Bosco e a Virgem auxiliadora, que a muitas vezes recorreu.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno. E brilhe para ele vossa luz.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *