Equipe de Subsídios do Setor Universidades se reúne, em Tubarão – SC

O Setor Universidades da CNBB realizou, de 03 a 05 de agosto, a reunião da sua equipe de Subsídios, na Diocese de Tubarão, Santa Catarina. O encontro, que aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, teve entre seus objetivos a avaliação dos trabalhos já realizados pela equipe, assim como o planejamento para a elaboração de novos subsídios para a comunidade universitária.

A noite do dia 03 de agosto contou com a partilha sobre os subsídios que estão em fase de revisão, como o livro Fé e Voluntariado e o Guia para o Serviço de Acolhida aos Estudantes Internacionais. Também foi partilhado o desenvolvimento do processo de revisão do Estudo 102 – O Seguimento de Jesus e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário – cujo texto já foi submetido à fase de consulta pública.

Durante o segundo dia do encontro, os membros da equipe se dedicaram ao subsídio da Campanha da Fraternidade 2019 para a comunidade universitária e à análise de propostas de encontros com universitários que são realizados por grupos de Pastoral Universitária de lugares distintos do país.

Marilson Simões, responsável por coordenar a produção dos roteiros de encontros sobre a CF 2019 para a comunidade universitária, apresentou o cronograma de trabalho adotado para a produção do material, o processo de construção dos roteiros, e o resultado final, com o subsídio que será apresentado à comunidade universitária junto aos demais materiais preparados pela Conferencia Nacional dos Bispos da Brasil para a vivência da Campanha da Fraternidade.

Também no sábado foram partilhadas e analisadas três metodologias de encontros com universitários, que servirão de ponto de partida para a elaboração de um projeto pedagógico para a construção de novos roteiros de encontros. Foram apresentadas as seguintes experiências: Encontros com Universitários, da Pastoral Universitária de Recife na UEPE; Encontro 10, promovido pela Pastoral Universitária da PUC Minas; e os Encontros de Intervalo, idealizado pela Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3.

No último dia de encontro os membros da equipe de subsídios se dedicaram a elaboração do projeto pedagógico que norteará a produção dos roteiros de encontros para universitários. Essa nova proposta consistirá em um itinerário de formação para todo o caminho da vida universitária. Também foi apresentada a proposta de Retiro para Universitários, que visam contribuir com a vivência da espiritualidade dos tempos do Advento e da Quaresma no âmbito da universidade.

O encontro foi encerrado na noite domingo, com a Missa celebrada na Capela São Judas Tadeu, com a Pastoral Universitária da Diocese de Tubarão.

Integram a equipe de Subsídios do Setor Universidades, além do assessor nacional, padre Danilo Pinto dos Santos, Marilson Simões (Regional L2), Taciane Barros (Regional NE3), Uatos Pires (Regional NE3) e Vanessa Santos (Regional NE2).

Texto: com informações de Taciane Barros – Equipe de Subsídios.

Fotos: Padre Danilo Pinto dos Santos.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *