Encontro Regional da Pastoral da Educação avança no planejamento 2018

Realizado nos dias 02, 03 e 04 de Março,  na Casa de Retiros Emaus, em Araras/SP, o Encontro da Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da CNBB teve como objetivo fortalecer as prioridades do planejamento para 2018, entre eles: 1º – Evangelização nas escolas públicas utilizando a mensagem da CF 2018 com o tema Fraternidade e Superação da Violência; 2º Ação pastoral junto aos professores da escola pública; 3º Educação para a cidadania.

Na abertura dos trabalhos, após palavras de boas-vindas aos participantes pronunciadas  pelo Bispo Referencial para a Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Frei Carlos Josaph, OP e a Profa. Lilian Contreira apresentaram o tema: Educação Libertadora na Assembleia de Medellín, leitura do Vaticano II na América Latina, relacionando este tema com a prática pedagógica e o protagonismo do educador cristão Paulo Freire.

Ao abordar a figura de Paulo Freire, do qual a professora Lilian foi secretária, a Coordenação da Pastoral expressou seu compromisso com a manutenção, pelo Congresso Nacional, do título atribuído a Paulo Freire de “Patrono da Educação no Brasil”.

O Prof. Dr. João Clemente, sociólogo, professor universitário e agente da Pastoral do Menor, refletiu sobre o tema da CF 2018 a luz das posições expressas no Documento de Medellin sobre Educação e Violência, reafirmando a atualidade e importância deste Documento, que, neste ano,  completa 50 anos.

O tema Educação para a Cidadania foi apresentado pela Profa. Maria Stela Graciani, professora da Faculdade de Educação da PUC/SP. Após sua apresentação foram relatadas experiências de Educação para a Cidadania: a Profa. Carmen Cecília de Souza Amaral, assessora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, da Arquidiocese de São Paulo relatou o trabalho realizado pela Escola.  Foram feitas comunicações sobre a experiência: Projeto Escola e Cidadania, da Diocese de Franca e o trabalho realizado na Diocese de Osasco sobre o combate à discriminação racial nas escolas.

O prof. Luiz Antonio, Coordenador da Pastoral,  fez referências à importância das Campanhas da Fraternidade em relação ao tema da  Educação para a Cidadania.  Lembrou a campanha de 2013 com o tema Fraternidade e Juventude e que no texto – base, em seu nº 269,  entre outras afirmações,  diz: “É preciso perceber as interpelações dos jovens que clamam pela inclusão social e pelo combate aos processos de marginalização” e referiu  – se  à importância da campanha de 1998 com o tema A Fraternidade e a Educação, tendo  como lema A serviço da vida e da esperança!

O projeto sobre a Ação Pastoral junto aos Professores foi desenvolvido pela Profas. Cecília Guaraná, Izabel Arpa, Heloisa Cordeiro e Nehy Martini que apresentaram a dinâmica de trabalho das “Equipes Docentes”.

O Encontro teve  continuidade com reuniões dos representantes dos Sub-Regionais que analisaram a realidade das equipes diocesanas da Pastoral da Educação e trataram da realização de Encontros nos Sub-Regionais para este ano.

Ficaram  agendados o encontro dos Sub-Regionais RP I e RP II, a ser realizado na Diocese de Franca, em 19 de maio. Os Sub-Regionais Aparecida e SP II vão se reunir em Santos, dia 28 de abril e  o Sub-Regional Botucatu tem previsto o encontro a ser realizado na cidade de Bauru, com data ainda não determinada. Os Sub-Regionais Campinas e Sorocaba viram a possibilidade de  realizar  o encontro em Sorocaba, também,  sem definição de data.

Com o canto “Aqui estou”, sinal de compromisso de todos e todas com a evangelização,  responsabilidade batismal dos cristãos leigos e leigas, foi encerrado o Encontro.

Com informações Pastoral da Educação

Fonte: Site da CNBB Sul 1

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *