Comissão para Cultura e Educação da CNBB se reúne em Aparecida – SP.

Na noite de quarta-feira, dia 18 de abril, no contexto da 56ª Assembleia Geral da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação reuniu os seus presidente, bispos referenciais e assessores. Estiveram presentes: Dom João Justino, presidente da Comissão; Dom João Luiz Majella Delgado, referencial para Cultura; Dom Júlio Endi Akamine, referencial para Educação e Ens. Religioso; Dom Roberto F. Paz, referencial para a ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas. Estiveram também presentes os assessores da Comissão: Pe. Danilo Pinto; Pe. Eduardo Rocha, Setor Educação; Pe. Edecildo José A. Prado de Assis, Setor Ens. Religioso; Lúcio Flávio Machado, assessor da ADCE.

Bispos e assessores fizeram memória de cada setor nos primeiros 4 meses de 2018, e apresentaram as atividades que serão realizadas ainda neste ano. Do Setor Universidades, destacou-se o VII Encontro de Colaboradores Nacionais que aconteceu em Brasília, o estudo e a revisão do Estudo 102 e o Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência e II Encontro Nacional de Docentes do Ensino Superior, dois últimos acontecerão no Rio de Janeiro.

O Setor Educação fez memória do IV Fórum de Educação Básica e o Fórum de Agentes de Pastoral promovidos pela ANEC, em São Paulo, com participação do Setor. Também esteve em pauta o 19º Encontro Nacional de Pastoral da Educação, que acontecerá no Rio de Janeiro – RJ (28-30/09) e o lançamento pelas Edições CNBB do texto “Educar do Humanismo Solidário”, da Congregação para a Educação Católica.

O Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), que é a maior Rota de Turismo Religioso do Brasil, foi destaque do Setor Cultura. A peregrinação inicia do Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Belo Horizonte – MG) e termina no Santuário de Nossa Senhora Aparecida – SP. O Núcleo de Dirigentes Cristãos de Empresas, situado dentro do Setor de Cultura, realizou o V Retiro da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas que aconteceu em SP, que reuniu mais de 60 participantes. Para o segundo semestre a ADCE promoverá o XII Encontro de Diálogo: Bispos e Empresários, com o lema: A Igreja em saída, a vocação e o papel do líder empresarial. Acontecerá em São Paulo – SP, nos dias 24 e 25 de agosto.

O Setor Ens. Religioso partilhou o momento de revitalização e rearticulação que está vivendo. Em fevereiro, na sede transitória da CNBB, em Brasília, aconteceu importante reunião para reativar este setor. Em Brasília, também acontecerá o Encontro dos Bispos Referenciais de Ensino Religioso (24 e 25 de maio).

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *