Colaboradores do Setor Universidades se reúnem em Brasília.

A capital do Brasil acolheu, entre os dias 09 e 10 de fevereiro, 22 pessoas vindas de diversas regiões do país para participarem do VIII Encontro Nacional de Colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

O encontro, realizado no Centro Cultural Missionário, reuniu representantes da articulação do Setor Universidades nos Regionais da CNBB, além de membros das equipes de trabalho e de projetos do Setor Universidades, que durante o evento conheceram a proposta de reorganização do Setor a partir do novo Estudo da CNBB, assim como o resultado de alguns projetos construídos ao longo do ano de 2018.

A abertura do evento aconteceu na tarde do dia 09 de fevereiro e, segundo o assessor nacional do Setor Universidades, padre Danilo Pinto dos Santos, as atividades realizadas durante o encontro demonstram a evolução da compreensão da missão do Setor Universidades nos últimos quatros anos. “O encontro foi dividido em dois grandes momentos: o resultado do I Seminário da Ação Evangelizadora no Âmbito Educativo, realizado no ano passado, que culminou na produção do novo Estudo, Setor Universidades na Igreja no Brasil: Identidade e Missão; o outro grande momento foi reservado aos projetos do Setor Universidades, que são desenvolvidos pelas equipes de trabalho e em parceria com outros organismos eclesiais e da sociedade”, destacou o assessor.

Na primeira parte do encontro foi apresentado aos colaboradores o resultado do projeto de atualização do Estudo 102 – O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário, que teve início no ano de 2018, a partir do I Seminário da Ação Evangelizadora no Âmbito Educativo. Através de um amplo processo de escuta, que contou com contribuição direta dos grupos de base de Pastoral Universitária e das demais expressões eclesiais que atuam no contexto da evangelização no ensino superior, foi elaborado um novo estudo da CNBB “Setor Universidades: Identidade e Missão”, que será publicado pelas Edições CNBB.

A estrutura e o conteúdo do texto foram apresentados aos colaboradores pelos membros da Comissão de Sistematização – responsável pela redação do texto, professor Humberto Contreras, padre Danilo Pinto, Eneida Bomfim e Irmã Claudia Chesini, que recordaram o histórico do processo de construção do novo Estudo, ressaltando a metodologia sinodal.

Pelo assessor nacional, padre Danilo Pinto, foram apresentados os critérios para reorganização do Setor Universidades, com a indicação de encaminhamentos práticos, a partir do novo Estudo do Setor Universidades, destacando-se a sinodalidade e a consolidação da identidade da Pastoral Universitária.

Na manhã do domingo, 10 de fevereiro, foram expostos os projetos construídos ao longo do ano de 2018: Agenda Universidades e Amazônia; Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos e II Congresso de Humanismo Solidário na Ciência; Subsídios para a Campanha da Fraternidade, Exercícios Espirituais para o Advento e Páscoa, Roteiros para grupos de Pastoral Universitária; os cursos Missionariedade no Contexto Educativo e Políticas Públicas e Educação, que serão realizados em parceria com o Setor Educação, além do V Curso para Agentes de Pastoral Universitária.

Segundo o padre Danilo Pinto, “ao olhar para tudo o que foi realizado pelo Setor Universidades, nos últimos anos, cabe destacar não apenas os resultados alcançados. Também merece atenção o nosso “jeito de fazer pastoral”, que sob a inspiração do pontificado do Papa Francisco, a partir da sinodalidade e da subsidiariedade. Essas metodologias se destacam, pois foram construídas pelos próprios colaboradores, de modo conjunto, provocando uma verdadeira conversão das nossas estruturas pastorais. Isso é o diferencial do trabalho que foi feito”.

A programação do Encontro de Colaboradores contou, ainda, com a participação do padre Antonio Ramos do Prado, sdb, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, que falou sobre “Sinodalidade Missionária no Pontificado do Papa Francisco”, a partir do documento Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Foram destacados o processo de construção do Sínodo da Juventude e os aspectos da sinodalidade na caminhada e acompanhamento da juventude.

O VIII Encontro de Colaboradores do Setor Universidades foi concluído pela oração final e benção de envio, conduzidas por Dom João Justino de Medeiros Silva.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *