Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) em funcionamento.

Já está funcionando o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). O caminho de peregrinação liga o Santuário da Piedade – MG ao Santuário Nacional de N. Sra. da Conceição Aparecida – SP. O lançamento da proposta, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, celebra os 250 anos de devoção à N. Sra. da Piedade e os 300 anos de devoção à N. Sra. Aparecida.

O projeto tem por objetivos salvaguardar e desenvolver a identidade religiosa do caminho, viabilizar na rota a infraestrutura, o fluxo de peregrinos e turistas e as condições necessárias para a experiência religiosa, desenvolver, nos munícipes, uma cultura do turismo, capaz de gerar apropriação, engajamento e pertencimento ao CRER, entre outros. Para o arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, D. João Justino, “o CRER é excelente oportunidade para resgatar os valores do encontro entre a fé e a cultura. De fato, peregrinar é um ato de esperança que se articula com o modo de viver, de trabalhar, de se locomover, de cozinhar, de celebrar… tudo marcado pela criatividade de quem vê o futuro com os olhos da fé. É preciso por os pés na estrada para descobrir os encantos de um caminho traçado pela coragem de um povo resistente e fiel a Deus”.

A primeira peregrinação iniciou, no dia 03 de setembro, com um grupo de caminhantes que partiu do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Nos finais de semana seguintes também partiram grupos de cavaleiros, ciclistas e de pessoas que viajaram em jipes 4×4. Todos estes grupos chegaram ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, no mesmo dia, 9 de outubro. Esta primeira peregrinação foi intitulada de Romaria 550. O nome reúne os 250 anos de devoção à N. Sra. da Piedade e os 300 anos de devoção à N. Sra. Aparecida.

Sinalização CRER, no município de Barbacena. Fonte: Barbacena On Line.

Segundo dom Walmor Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte, em missa presidida no dia do lançamento do CRER, 03 de setembro: “Há 250 anos este lugar começou a receber os primeiros peregrinos, gente simples e de muita fé. Celebrar o Caminho Religioso e iniciar a Romaria 550 aqui no Santuário da Padroeira de Minas Gerais é resgatar 250 anos de história”.

O Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) se constitui do maior roteiro de peregrinação do Brasil, ligando o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida. O roteiro possui 1024 km de extensão, percorrendo 38 municípios nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

O projeto é uma iniciativa do Setor de Cultura da CNBB, em parceria com o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, o Santuário Nacional Nossa Senhora da Conceição Aparecida, com o governo dos estados de Minas Gerais e São Paulo e seis (arqui)dioceses.

Escreva um Comentário

Ver todos os Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com a terceira pessoa. Campos obrigatórios marcados como * *